Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

GUIAR

 Ontem refletimos sobre a ação do Espírito Santo, como lemos em João 16. Neste texto, Jesus suscita três de suas principais funções. A primeira está no versículo 8 e afirma que o Espírito convencerá o mundo sobre seus pecados. No verso 13, lemos que o Espírito Santo guiará e encorajará a sua igreja por todo o caminho. O versículo 14 mostra a terceira função: o Espírito Santo glorificará o Filho, Jesus Cristo. Fica evidente, então, três atribuições: convencer os pecadores, encorajar a igreja e glorificar a Cristo.

A respeito do encorajamento da igreja, no versículo 13, vemos que o Espírito Santo vai “guiar” a igreja: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”.
A expressão grega para guiar é hodegeo. Significa conduzir passo a passo durante todo o caminho, como alguém que dá a mão ao outro, para ir na direção certa. A vontade de Deus, revelada na Palavra e realizada pelo Espírito Santo em nós, é esta: guiar a sua igreja para conhecer, amar, seguir e servir a Jesus, passo a passo, até a maturidade.
Portanto, é desejo e ação do Espírito Santo, que é Deus, que possamos amadurecer dia a dia. Ele trabalha para que sejamos santificados. Em outras palavras, que possamos crescer, amadurecer e florescer em todas as áreas de nossa vida.
Ore ao Senhor e deixe para trás o que para trás deve ficar. Ore ao Senhor e livre-se de vez daquele pensamento, inclinação ou ação pecaminosa em sua vida. Ore ao Senhor e perdoe quem você precisa perdoar. Ore ao Senhor e abrace uma prática devocional diária. Ore ao Senhor e coloque Deus em primeiro lugar em todas as áreas de sua existência. Ore ao Senhor e descomplique as coisas que estão complicadas em seu coração. Ore ao Senhor e jogue fora a ansiedade. Ore ao Senhor e frutifique, onde Ele o colocou.
Por fim, ressalto que já é possível vislumbrar a última fotografia da igreja: “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Ap 19:6-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...