Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de abril de 2015

BENÇÃO E MALDIÇÃO

“Nesse mesmo dia, Moisés ordenou ao povo: Quando tiveres passado o Jordão, Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Banjamim ficarão sobre o monte Gerizim, para abençoar o povo; e Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali ficarão sobre o monte Ebal para pronunciar maldição.” (Deuteronômio 27.11-13). Moisés dedicou um longo trecho do seu quinto livro para registrar um evento impressionante: todos os israelitas foram convocados a se reunirem em dois grupos, para ouvirem solenemente o pronunciamento das bênçãos e das maldições que poderiam lhes sobrevir conforme obedecessem ou não aos mandamentos que o Senhor lhes dera. Seis tribos ficaram sobre o monte Gerizim, para pronunciar as bênçãos, e seis tribos ficaram sobre o monte Ebal, para pronunciar as maldições (Veja Dt.27.11-28.68). Introduzindo as bênçãos, diz o texto: “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão.” (Dt.28.1,2). Introduzindo as maldições, temos: “Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, não cumprindo todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, todas estas maldições virão sobre ti e te alcançarão.” (Dt.28.15). A lista das bênçãos e maldições é longa e não dá para reproduzi-las aqui, mas podemos extrair ao menos duas lições preciosas desse pronunciamento solene. A primeira delas é que o fato de ser escolhido por Deus como nação sacerdotal de modo nenhum isentou o povo de Israel de obedecer seus mandamentos. Atualmente existe uma ideia insensata entre os cristãos, de que Deus nos abençoará de qualquer maneira, porque somos o seu povo. Entretanto vejam o que Jesus ensinou: “Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as põe em prática será comparado a um homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia.” (Mt.7.26). A segunda lição é que sempre há um preço a pagar pelo pecado. A Palavra de Deus diz que o Senhor é rico em perdoar (Is.55.7), mas, infelizmente, as consequências do pecado nem sempre podem evitadas. Às vezes, nem mesmo atenuadas. Como disse Jesus, se você construir sua casa sobre a areia, ela cairá (Mt.7.27). E o apóstolo Paulo advertiu aos cristãos gálatas: “Não vos enganeis: Deus não se deixa zombar. Portanto, tudo o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” (Gl.6.7,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...