Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de abril de 2015

CASA

“Eu te tirei do campo onde cuidavas das ovelhas, para que fosses príncipe do meu povo Israel. Agora subjugarei todos os teus inimigos e te declaro que o Senhor te edificará uma casa.” (1Crônicas 17.7b,10b). O grande projeto de Davi era a construção do templo do Senhor em Jerusalém. Podemos imaginar que Davi passara anos planejando conquistar Jerusalém, transformá-la na capital de seu reino, torná-la ainda mais inexpugnável, e, principalmente, erguer nela “a casa de Deus”. Enquanto compunha seus poemas e hinos grandiosos, Davi pensava em um lugar majestoso em que o louvor do Senhor ecoasse em toda a sua grandeza. De antemão vislumbrava o grande coral levita cantando no templo. Podia antever as multidões subindo as encostas do monte Sião, acorrendo para participar dos grandes encontros do povo de Deus em seus átrios. Mas o Senhor não permitiu ao grande rei construir o templo tão desejado. Apenas deixou que ele fizesse os preparativos para que Salomão, seu filho, o edificasse. Em troca, porém, lhe deu algo infinitamente mais precioso que um templo feito por mãos humanas, que poucos séculos mais tarde seria destruído pelos babilônios: edificou-lhe uma dinastia, estabeleceu o seu trono para sempre. O homem dispõe-se a realizar projetos grandiosos, assim vistos também pelos outros homens, mas o Senhor tem planos muito maiores. E Davi reconheceu isso na sua oração de gratidão. Muitos anos mais tarde, Isaías profetizou: “Um ramo brotará do tronco de Jessé, e um renovo frutificará das suas raízes. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Is.11.1,2) e, “Um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido. O governo estará sobre seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is.9.6). A essa época já era forte a esperança messiânica, depositada em um herdeiro de Davi. O profeta Natã disse a Davi: “Um de teus filhos edificará uma casa para mim, e estabelecerei o seu trono para sempre” (1Cr.17.12), mas, talvez sem saber, estava profetizando sobre Jesus, aquele que, “humanamente, nasceu da descendência de Davi e com poder foi declarado Filho de Deus” (Rm.1.3,4). A verdadeira casa de Deus é a que Jesus está construindo, sendo ele mesmo a pedra principal. Nessa construção, nós, como pedras vivas, somos edificados como casa espiritual para sermos sacerdócio santo, a fim de oferecermos sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo (1Pd.2.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...