Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

INIMIGOS

 CUIDADO COM OS SEUS INIMIGOS!


O que fazer perante os inimigos? O que fazer perante os que nos desejam o mal, promovem ciladas e se esforçam para nos prejudicar? Não é fácil lidar com eles. 


Como vimos ontem, em 2a Timóteo 4, Paulo destaca os seus amigos e louva a Deus por suas vidas. Mas ele também sabe quem são os seus inimigos e sugere cuidado e atenção sobre eles. 


Ele fala sobre Alexandre, o latoeiro, pois “causou-me muitos males” (v.14) e “resistiu fortemente às minhas palavras” (v.15). Os “males” (do grego ‘kakos) causados por Alexandre a Paulo indicam ações perversas, possivelmente ligadas à injúria e difamação. Significa que o apóstolo sofreu com tal oposição, causando-lhe abatimento pessoal. 


Além disto, Alexandre também “resistiu” (do grego ‘anthistemi’) às palavras de Paulo, apontando para uma forte oposição ao que Paulo dizia. Parecia alguém que usava todas as oportunidades para contrariar a Paulo. 


O que fazer perante os inimigos? A primeira resposta, e mais desafiadora, foi dada pelo Senhor Jesus, dizendo que devemos amá-los (Mt 5:43-44). Amar um inimigo, aquele que nos prejudica e causa dores, não é tarefa fácil. Assim, precisamos da graça de Deus, orando e pedindo que Ele encha o nosso coração de verdadeiro amor pelos que nos perseguem ou afligem. 


Uma segunda resposta é encontrada neste texto do apóstolo Paulo: tenha cuidado com os seus inimigos. Paulo orienta a Timóteo: “Tu, guarda-te também dele” (v.15) referindo-se à Alexandre. A palavra “guardar” (do grego ‘phulasso’) dá a ideia de vigiar, manter um olhar atento, proteger-se. Um inimigo não é apenas motivo de abatimento para a alma, mas também representa um perigo para a fé. 


Assim, ame e tenha cuidado com os seus inimigos. Não os odeie, para que seu coração não peque; testemunhe do amor de Deus sempre que possível, pedindo que o Senhor os alcance; e também não se esqueça do perigo que eles representam, guardando a sua vida e a sua fé em Cristo Jesus. 


#ronal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...