Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ESPIRITO SANTO

“Depois disso derramarei o meu Espírito sobre as pessoas, vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos terão sonhos, vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.” (Joel 2.28,29). Durante a peregrinação do povo de Israel no deserto, em dado momento Deus mandou a Moisés que convocasse setenta anciãos para ajudá-lo a cuidar das demandas do povo. Reunido esse grupo diante da tenda da Revelação, o Senhor tirou do Espírito que estava em Moisés e colocou-o neles. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram. Ocorre que dois deles não estavam nessa reunião, mas quando veio o Espírito, eles também profetizaram onde estavam, ainda no meio do acampamento. Josué, auxiliar de Moisés, queria que Moisés os proibisse de fazê-lo, mas ele respondeu: “Quem me dera que todos os do povo do Senhor fossem profetas, que o Senhor colocasse neles o seu Espírito!” (Nm.11.29). No Antigo Testamento o Espírito era concedido só a certas pessoas, e para atividades específicas, não a todos. Além do caso acima, podemos citar também Bezalel (Ex.31.3), Balaão (Nm.24.2,3), Otoniel (Jz.3.10), Sansão (Jz.14.6,19), Saul (1Sm.10.6), Davi ((1Sm.16.13), Azarias (2Cr.15.1) e Zacarias (2Cr.24.20). Por isso, é surpreendente essa profecia de Joel, quando diz que o Senhor, em um tempo futuro, derramará o seu Espírito sobre todos os de seu povo, inclusive sobre os escravos, de ambos os sexos. Mais surpreendente ainda por que não há registro de um escravo recebendo o dom de profecia no Antigo Testamento. O cumprimento dessa profecia só ocorreu no dia de Pentecostes, em Jerusalém, depois da ascensão de Cristo, quando o Espírito desceu sobre a igreja ali reunida. Na ocasião, Pedro disse explicitamente que esse evento era a realização do que havia sido predito por Joel, citando integralmente sua profecia (At.2.16-21). Convertido posteriormente e tornado apóstolo aos gentios, Paulo afirmou: “Pois todos nós fomos batizados por um só Espírito para ser um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (1Co.12.13). Em Gálatas 3.28, já dissera que em Cristo “não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher.” Nele, todos somos iguais. A profecia de Joel trata de uma nova era no relacionamento de Deus com os seres humanos, em que ele abençoará a todos que o buscarem, com a abundância da sua vitalidade e do seu poder, sem nenhuma acepção de pessoas, dotando-os de uma missão profética. Essa é uma iniciativa unilateral do Senhor, que, porém, exige uma resposta humana. Por isso, Paulo cita a mesma passagem de Joel em Romanos 10.12,13: “Pois não há distinção entre judeu e grego, porque o mesmo Senhor é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Veja Joel.2.32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...