Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

UM CONTADOR DE PARÁBOLAS

“Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eles dizem de mim: Não é este um contador de parábolas?” (Ezequiel 20.49). Tentando zombar de Ezequiel, seus opositores o chamaram de “contador de parábolas”. A intenção era pejorativa, mas o tiro saiu pela culatra. As parábolas, principalmente as dramatizadas, eram uma tentativa do profeta de chamar a atenção do povo para os seus pecados e para a necessidade de arrependimento. Enquanto Ezequiel contava suas parábolas, falsos profetas anunciavam paz a um povo rebelde, mas o tempo - e não demorou muito - incumbiu-se de mostrar quem estava certo. Em poucos anos a situação agravou-se de tal maneira, que não havia mais esperança para o povo judeu, que finalmente sucumbiu sob os caldeus. E, para provar que não era apenas um contador de parábolas, Ezequiel proferiu a seguir uma nova profecia, que Antônio Neves de Mesquita chamou de “Cântico da Espada” (Ez.21.8-17). “O povo tinha interpretado as palavras do profeta como parabólicas, pela incapacidade de entender a situação que se desenhava no horizonte. Então Deus manda uma palavra clara, para não deixar qualquer dúvida sobre o que estava para acontecer.” (Mesquita, Estudo no Livro de Ezequiel, JUERP, RJ, 3ª. Ed., 1987, p.76). Agora já é mais uma parábola, mas a linguagem crua da guerra, destruição e morte. Mas acusação evasiva de “contador de parábolas” feita a Ezequiel, na verdade tinha a finalidade, por um lado, de desacreditar o profeta e desvalorizar sua mensagem, e, por outro lado, de desviar a atenção do fracasso dos líderes do povo, da inexorabilidade do castigo divino, e dos pecados apontados pelo profeta. Ezequiel talvez não soubesse, mas ser chamado de contador de parábolas era uma honra e não um insulto. Mais tarde esse gênero literário foi transformado por Jesus na sua principal maneira de ensinar. Jesus elevou as parábolas a um nível nunca jamais alcançado, nem mesmo depois dele. Os pregadores modernos seriam mais bem sucedidos se dedicassem uma parte maior de suas mensagens às parábolas contadas por Jeremias, Ezequiel, Jesus e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...