Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

ATOS

 Atos 17 - O Evangelho pregado para idólatras e agnósticos


Em Atos 17 Paulo está em Atenas, o centro filosófico do mundo da época, e é conduzido até o areópago pelos epicureus e estoicos. Nesse momento ele se encontrava em um cenário totalmente paganizado sem pressupostos judaicos.


Paulo iniciou falando de Deus a partir das evidências da criação e do Deus desconhecido, “pois este que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio” (At 17:23).


Passou então a apresentar-lhes os atributos de Deus, quem Ele é, Aquele que “fez o mundo…. sendo Ele Senhor do céu e da terra” (v. 24), “de um só fez toda a raça humana” (v. 26), “não está longe de cada um de nós” (v.27), “notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam” (v.30), “por meio de um varão… ressuscitando-o dentre os mortos” (v.31).


Note que no verso 24, Paulo utiliza Theos para se referir ao “Deus” que fez o mundo, sendo o mesmo termo utilizado (Theos) para mencionar o Deus desconhecido. Ele utiliza da idéia existente de deus para apresentar revelacionalmente, nas Escrituras, o Deus verdadeiro e único, criador de todas as coisas. O fim da mensagem é Jesus, que morreu e ressuscitou.


O mundo de Paulo era em parte idólatra em parte agnóstico. Ambas tendências são antigas e resultam do pecado.


O idólatra constrói deuses a quem adorar, sejam imagens, personagens, o próprio ser humano ou um estilo de vida. Tudo o que é exaltado em lugar de Deus é idolatria. O agnóstico diz: é possível que haja ou não um ser divino. Se há, não é possível saber de fato.


O mundo de hoje, à semelhança do mundo de Paulo, 2.000 anos atrás, tende a ser mais e mais idólatra e agnóstico.


Perante esse mundo, Paulo afirmou que há um único Deus e uma única verdade. Apresentou-lhes quem Deus é nas Escrituras Sagradas, e finalizou convidando-os a se arrependerem e crerem em Jesus, que morreu e ressuscitou.


Que seja essa também a nossa mensagem: há um só Deus; o ser humano foi totalmente corrompido pelo pecado;somos convidados ao arrependimento; e Jesus, que está vivo, é quem nos redime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...