Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

 A FÉ SEM EXPECTATIVA ESTÁ MORTA

“Ora, a fé é a confiança daquilo que esperamos e a certeza das coisas que não vemos.”

Hebreus 11:1 NVI


Expectativa e fé, embora parecidas, não são a mesma coisa. A fé verdadeira jamais estará sozinha; ela sempre estará acompanhada pela expectativa. O homem que crê nas promessas de Deus espera vê-las cumpridas. Onde não existe expectativa, não existe fé.

Contudo, é bem possível existir a expectativa sem que exista a fé. A mente é perfeitamente capaz de confundir um forte desejo com a fé. Na verdade a fé, da forma em que é comumente entendido, não passa de um desejo combinado com um otimismo agradável. A fé verdadeira não é formada pelo mesmo material que são feitos os sonhos; antes que ela seja consistente, prática e totalmente realista. A fé vê o invisível, mas ela não vê aquilo que não existe. A fé ocupa-se com Deus, a grande Realidade, que deu e dá existência a todas as coisas. As promessas de Deus estão de acordo com a realidade, e qualquer que seja confiável entra num mundo real, e não fictício.

Mas a fé introduz um outro elemento em nossa vida, radicalmente diferente. "Pela fé entendemos" é a palavra que leva nosso conhecimento a um nível superior. A fé se ocupa com fatos que foram revelados do céu e que, por sua natureza, não reagem a testes científicos. O cristão conhece como verdade alguma coisa não porque foi adquirido por meio de alguma experiência, mas porque Deus a declarou. As suas expectativas nascem da sua confiança no caráter de Deus.

A expectativa sempre esteve presente na igreja nos tempos em que ela mais se manifestasse poder. Quando ela creu, ela esperou, e o seu Senhor jamais a desapontou. “Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor” (Lucas 

1.45).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...