Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2022

MORNA

 A IGREJA MORNA (Ap 3.14-22) - A igreja de Laodiceia recebe a sétima e última carta. Infelizmente a situação espiritual dessa igreja era deprimente. Uma igreja em que os bens materiais sobejavam, porém, se encontrava desprovida espiritualmente. Nem quente, nem fria, uma igreja morna, indiferente a Palavra de Deus. Mesmo assim, o Senhor Jesus a amava e por isso aconselhou que buscasse um genuíno avivamento (Ap 3.18). O Senhor Jesus não quer que seus filhos se percam. Ele é aquele que traz o nosso pecado à tona, nos ensina como abandoná-lo e nos perdoa quando de coração sincero nos arrependemos. Esta igreja não está edificada na rocha que é Cristo e nem na Palavra de Deus e sim edificada nos impérios humanos. Jesus não mudou, Ele continua a zelar pela qualidade espiritual de sua Igreja.

I – A Identificação do Emissário – 1.1) A testemunha fiel e verdadeira – Se Laodiceia vive de mentiras e de aparências, Jesus não tem alternativa senão a de apresentar-se, ao seu pastor, como a Testemunha Fiel e verdadeira (Ap 3.14). Como poderá uma igreja morna e que tem a cara do mundo levantar-se como a voz profética de Deus? (1Tm 3.15) “Se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. 2.2) O Princípio da criação de Deus (Ap 3.14) – O anjo da igreja em Laodiceia, ignorando a suficiência que vem de Deus, extravasa-se em presunções dizendo: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta” (Ap 3.17). Esta igreja e outras nas mesmas condições nos dias atuais, tem que saber que Jesus é o princípio da criação de Deus. Ele é o dono de todas as coisas criadas (Jo 1.3). Igreja abastada é aquela que, embora pobre, consagra ao Senhor tudo que tem e principalmente almas. II – A Situação espiritual da Igreja – 2.1) Mornidão espiritual (Ap 3.15) – Se Laodiceia fosse fria, buscaria o calor de um avivamento espiritual; se quente, espalharia esse mesmo avivamento até aos confins da terra. Quando morno, pensa que está bom, aí que reside o perigo, faz-se indiferente a Deus e sua Palavra. 2.2) Arrogância, soberba – Além da indiferença doentia e crônica às coisas de Deus, o pastor daquela igreja era soberbo e arrogante. Supunha que, por ser rico, achava-se acima das provisões de Deus. A prosperidade o levou ao orgulho fatal (Ap 3.17) “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta”. Esta declaração nos lembra a retórica do querubim ungido ao apostatar-se (Is 14.13-15). Lembra também ao rico insensato. Deus não os perdoou, Ele não dá a sua glória a ninguém (Lc 12.16-21). 2.3) Falta da percepção do próprio “eu” – Apesar dos bens materiais, a igreja de Laodiceia era um carente espiritual. Porém não reconhecia o seu estado. (Ap 3.17) “e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” – kNão é rico para com Deus (Lc 12.21b). III - Como reavivar uma igreja morna? 3.1) Cristo parece nunca desistir da sua noiva quase totalmente perdida. Juntamente com a censura, a exortação, envia-lhe uma receita para um grande e poderoso avivamento (Ap. 3.18) “Portanto, ofereço-te este conselho: Adquire de mim ouro refinado no fogo, a fim de que te enriqueças; roupas brancas, para que possa cobrir tua vergonhosa nudez; e compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente”. Ouro refinado pelo fogo – Significa adquirir, os tesouros da sabedoria e da ciência (Cl 2.2,3). Este tesouro é colocado por Cristo a nossa disposição (1Co 12.😎 3.2) Vestiduras brancas – Quando redimidos pelo sangue do cordeiro, nossas vestes se tornam mais alvas que a neve (Is 1.18); (Zc 3.1-4). 3.3) Colírio – A cegueira espiritual era o grande problema da igreja de Laodiceia, não conseguia ver a própria miséria, nem podia perceber a sua nudez. O conselho então é: (Ap 3.18) “aconselho-te que de mim compres colírio, para que vejas”. Encontraremos este colírio na Palavra de Deus (Sl 119.105). Laodiceia era um rico centro de comércio. A prosperidade era a causa do mornidão daquela igreja. Eles haviam se tornados ricos e cheios de bens materiais. Estavam agora, tão envolvidos com a vida material que era induzida a negligenciar a espiritual (Mt 13.22). Esta igreja tinha tudo para dar certo. Não havia sofrido nenhuma perseguição. Não havia sido invadida pelas falsas doutrinas nem pelos falsos apóstolos. Comparando com outras igrejas, sua situação era muito favorável. Infelizmente, não haviam aprendido a viver em prosperidade (Fp 4.12), como resultado sua satisfação era falsa por ignorarem as coisas de Deus. Devemos vencer a mornidão espiritual, pois o Senhor Jesus promete-nos uma grande e verdadeira recompensa (Ap 3.21) “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...