Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

ELEITO

 RAÇA ELEITA

 

Continuando a nossa série "igreja viva", relembro que Deus deseja que o seu povo seja fortalecido. E somos fortalecidos à medida que compreendemos e abraçamos a nossa identidade em Cristo Jesus. 

 

Em 1 Pedro 2:9-10, encontramos a fascinante descrição da igreja de Cristo, inspirada por Deus ao apóstolo Pedro: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”. 

 

O verso 9 inicia com “Vós, porém”. É um ponto importante para entendermos essa profunda descrição da natureza da igreja. Nos versículos anteriores, há um nítido contraste entre os que não creem em Cristo e a “Pedra angular” (v.6). Essa carta, portanto, é para “os que credes” (v.7), de modo que esses, a família da fé, possuem identidade definida e guardada em Cristo Jesus. O prisma inicial desse tema é o fato de sermos raça eleita. 

 

A palavra grega, escolhida para “raça” (genos), é usada para “espécie” e também para “parentes” ou “família”. O significado é a participação conjunta de um grupo que está intrinsecamente conectado um ao outro, equiparando-se a um laço de sangue. 

Assim, quando Pedro afirma que somos raça eleita, ele indica um grupo de pessoas que, por escolha divina, se tornou família. Raça eleita, eklektos, demonstra que foi criada, escolhida e chamada por Deus. Logo, Deus é a fonte de nossa natureza, significado e propósito de vida. 

 

Você, que crê e que ama o Senhor Jesus, foi escolhido por Deus para pertencer a uma grande família, formada por pessoas de todas as tribos, povos, línguas e nações, de muitas gerações e diferentes cantos da terra.

 

Portanto, a sua identidade não é definida por você, mas por Deus. Não está guardada em você, mas em Deus. E não encontra significado em você, sem Deus. Você foi amado e escolhido pelo Criador para pertencer à santa e eterna família, que tem como missão perpétua tributar glória a Deus e alegrar-se em sua presença. Você foi escolhido, em laços familiares perpétuos, pelo Altíssimo para ser Dele e estar com Ele, hoje e para todo sempre. Não há presente melhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...