Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

NAÇÃO SANTA

 

 

Em Cristo você é "raça eleita" e "sacerdócio real", como vimos. O apóstolo Pedro também nos ensina que somos “nação santa”. A palavra grega traduzida em português como “nação” é ethnos, que se refere a um grupo de pessoas reunidas por características próprias, como língua, cultura ou localização. 

 

Além disso, tal nação, à qual pertencemos, é “santa”. Frequentemente associamos a expressão “santo” (hagios) como algo puro, e, de fato, a palavra tem esse significado primário: puro, purificado, sublime. Contudo, também carrega a ideia de separar para uma finalidade específica. Em que sentido somos uma “nação santa”? 

 

Em primeiro lugar, somos chamados para ser povo, família de Deus em Cristo Jesus. Mais uma vez, o aspecto da comunhão com Cristo é invocado ao manifestar a nossa identidade. Estamos unidos a Cristo pela graça de Deus e nada nos separará dele. Se essa união fosse ancorada em nós, certamente a perderíamos. Se fosse conquistada por mérito nosso, certamente se quebraria. Se fosse resultado de nossa vontade e desejo, jamais a teríamos. Todavia, estamos unidos a Cristo pela graça, plano e força de Deus. Somos, assim, santos. 

 

Em segundo lugar, fomos purificados pelo sangue do Cordeiro, tendo nossos terríveis pecados perdoados, uma vez por todas naquela cruz. Ao lembrarmos da mancha total e profunda feita pelo pecado e pelo seu poder, tenhamos a convicção do que o Senhor nos diz: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro” (Is 43:25). E, em Cristo Jesus, Ele “[...] lançará todos os nossos pecados na profundeza do mar” (Mq 7:19). Portanto, somos santos pelo que Deus fez com os nossos pecados. Ele os perdoou.  

 

Em terceiro lugar, somos santos porque seguimos dia a dia debaixo do processo de santificação que Deus iniciou em nossas vidas, pela Palavra e na ação do Espírito Santo. Ele diariamente trabalha em nós, ao confrontar nossos pecados, ao fortalecer a nossa fé e ao guiar os nossos passos. 

 

Por fim, somos santos porque fomos separados por Deus para crermos, amarmos, seguirmos e servirmos a Cristo com tudo o que somos, temos e fazemos. Que seja este o nosso alvo de vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...