Total de visualizações de página

domingo, 17 de setembro de 2023

ATAQUE

 Como partilhamos ontem, o primeiro ataque sofrido por Neemias foi vocacional, questionando suas convicções.


O segundo ataque foi emocional. Por várias vezes ele acusou este ataque, como em 6:19 quando diz que: “Tobias escrevia cartas para me atemorizar”; ou ainda em 6:14 onde fala de “... Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me”. 


O plano era aterrorizá-lo e esse é um dos ataques mais eficazes, pois a ansiedade possui a capacidade de nos paralisar, de drenar nossa energia, motivação, alegria e sonhos. 


Perante tal ataque, Neemias guardou o seu coração, chamou os amigos e leu a Palavra de Deus. Lições preciosas. Quando em situações emocionalmente complexas, não podemos estar sozinhos e jamais devemos nos distanciar da Palavra, que aviva a alma. 


O terceiro ataque foi espiritual. Quando Neemias persistia na visão de Deus e no seu chamado, houve uma mudança tática na atuação de Sambalá, o qual passou a usar um profeta para tentar dissuadi-lo. 


Neemias, porém, teve discernimento de Deus, como mostra em 6:12 quando ele diz que “... Então percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalá o subornaram”. 


Notem que tal profeta era um profeta de Deus, porém comprado para falar da parte dos homens. Isto nos mostra que o inimigo é especialista em usar o povo de Deus contra o povo de Deus. 


Como vimos ontem, Neemias assumiu a postura de quem teme ao Senhor e fez aquilo que devemos fazer ao sermos tentados: ele radicalizou. Descreve em 13:25: “Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus”.


O que ele estava comunicando, em outras palavras, era: eu não permitirei que o pecado me prive da intimidade com Deus. O pecado é um processo poderoso que conta com diversas armas para nos atrair e conquistar. Perante tais processos precisamos radicalizar, não negociando com ele, não dialogando com ele e, no temor do Senhor, nos afastando dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...