Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

EGO


Toda pessoa que ao ser corrigida se sente ofendida, tem um problema de ego.

Se estamos tão certos quanto afirmamos estar, deveríamos ter compaixão dos outros e parar de fazer com os outros se sentam mal consigo mesmos. Não importa o quão errados eles sejam, se desço das minhas razões, amando-os, entendendo-os e ensinando-os com mansidão e exemplo, acabo com as divisões.

Existem duas circunstâncias que levam à arrogância: uma é quando estou errado e não consigo admitir o meu erro; a outra é quando estou certo e não aceito ou compreendo as opiniões contrárias.

A forma mais elevada de sabedoria é a empatia, pois exige que paremos de lutar pelos nossos egos e vivamos no mundo do outro. Sou maduro quando estou disposto a ceder, mesmo estando certo, para não perder a comunhão dos outros. 

“Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:11-12). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGO

 O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”  PROVÉRBIOS 14:29 Ser longânimo é o mesmo que ser ...