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terça-feira, 26 de maio de 2015

UM RAIO DE ESPERANÇA

“Eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra. Depois, destruído o meu corpo, então fora da carne verei a Deus. Eu o verei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão, não mais como adversário.” (Jó 19.25-27). Estes versículos são de difícil tradução. A que transcrevi é da Bíblia Almeida Século 21, mas há outras que traduzem de maneira diversa, entendendo que Jó terá seu corpo revestido e verá a Deus ainda na carne. Uma das melhores versões existentes, a Bíblia de Jerusalém, traduz: “Eu sei que meu Defensor está vivo e que no fim se levantará sobre o pó: quando tiverem arrancado esta minha pele, fora da minha carne verei a Deus.” Portanto, na mesma linha de entendimento da Almeida Século 21. A pedra de tropeço para os tradutores é a dificuldade de aceitar que Jó pudesse ter alguma noção da ressurreição dos mortos, mas parece que é justamente a essa esperança que ele está se referindo. Na Bíblia, Deus vai se revelando aos poucos: no Antigo Testamento, em algumas doutrinas como a da ressurreição dos mortos, o que temos são os primeiros clarões da alvorada; no Novo Testamento, com Jesus, estamos sob o pleno sol do meio-dia. Portanto, em meio à sua situação miserável e insolúvel, o que Jó vislumbrou foi um raio de esperança. Em que pese a dificuldade de tradução, algumas coisas ficam bem claras neste texto. Primeiro, o Redentor é Deus, o que é corroborado pelo v. 27: no tribunal,Deus estará ao lado de Jó, como Defensor, enão mais como adversário. A palavra hebraica traduzida por Redentor tem sido também traduzida como libertador, salvador, protetor, defensor, advogado, justificador ou vindicador. Somente Deus tem todas essas qualidades. Jesus, o Deus conosco, também encarnou todas essas qualidades. Segundo, quando isso acontecer, seja de que maneira for, Jó estará em plena posse de sua identidade pessoal, como se depreende da expressão “eu o verei” (duas vezes) e “os meus olhos o contemplarão.” Terceiro, a expressão Depois (ouPor fim, em outras traduções) tem uma conotação escatológica, sugere um intervalo. Como Jó menciona frequentemente a iminência de sua morte, pode perfeitamente estar falando de algo que acontecerá depois de sua morte. Na madrugada da Revelação, Jó contempla os sinais da manhã gloriosa da Ressurreição. Ainda no Antigo Testamento, Isaías diz que o Senhor “Aniquilará a morte para sempre, e assim o Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos.” (Is.25.8, veja Ap.21.4).

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