Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de maio de 2015

VOCÊ TEM FÉ PORQUE É PRÓSPERO OU É PROSPERO PORQUE TEM FÉ?

“Então Satanás respondeu ao Senhor: Será que Jó teme a Deus sem intenções?” (Jó 1.9). Antes de mais nada, quero esclarecer que a prosperidade acima referida é a material, pois foi essa que o Diabo usou como argumento a respeito de Jó. Deus havia desafiado o anjo sinistro, perguntando: “Observaste o meu servo Jó? Na terra não há ninguém como ele. É um homem íntegro e correto, que teme a Deus e se desvia do mal.” (Jó 1.8). E Satanás respondeu que não podia ser de outra maneira, já que não somente Deus não deixava faltar nada a Jó, como o tornara riquíssimo; na verdade era uma fé interesseira. Frequentemente ouço pessoas combatendo a Teologia da Prosperidade com o argumento de que o crente não tem fé porque é próspero, mas será próspero porque tem fé. O problema é que a Bíblia não diz isso. Aliás, as duas frases na verdade afirmam a mesma coisa, isto é, que a fé é uma moeda de troca, o que vai contra o ensino bíblico, segundo o qual prosperidade nada tem a ver com fé. Ou melhor, fé é algo que você pode ter seja rico ou seja pobre. Mas alguém diria: Como assim, Jesus não disse “Buscai primeiro o reino de Deus a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”? Disse, sim, mas eu dou um doce a quem me provar que Jesus estava falando de prosperidade nessa passagem (Mt.6.24-34). Ao contrário, estava falando de sobrevivência: comer, beber e vestir. Pior ainda, logo de início ele diz que a busca das riquezas é uma idolatria; ou você busca a Deus ou você busca as riquezas (v.24). Os dois, ao mesmo tempo, não dá. Portanto, a pergunta do título acima é um falso dilema. Escrevendo a Filemon, Paulo diz: “Oro para que o compartilhar da tua fé seja eficaz, pelo pleno conhecimento de que todo o bem que temos está em Cristo.” (Fm.6). As traduções deste versículo divergem, e eu prefiro esta, que é da Bíblia Almeida Século 21, mas, em qualquer o caso, o sentido é de que o bem que podemos ter ou realizar pela fé em Cristo não é de natureza material e sim espiritual. Como disse Jesus, o tesouro é no céu e não na terra (Mt.6.19,20). Ao jovem rico que o procurou para saber como podia herdar a vida eterna (Lc.18.18-30), Jesus respondeu: “Vai e vende tudo quanto tens”, e não “Vai e compra tudo quanto puderes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...