Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de março de 2024

AMADOS

 “Amados, já somos filhos de Deus, mas Ele ainda não nos mostrou o que seremos quando Cristo vier. Sabemos, porém, que seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele realmente é.” (1 João 3:2 NVT)

A santificação, como mencionado anteriormente, é um processo contínuo que não alcança sua plenitude (no sentido de perfeição) nesta vida terrena. Sua conclusão ocorrerá na nossa futura glorificação, quando o Senhor completar a obra que iniciou em nós:

“Tenho certeza de que Aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar.” (Filipenses 1:6 NVT)

Essa perspectiva do encontro com Cristo, no momento de Seu retorno glorioso, deve nos encorajar a buscar a santificação hoje. E, dessa forma, também deve ressaltar nossa responsabilidade presente, pois…

“Todos que têm essa esperança se manterão puros, como Ele é puro.”

(1 João 3:3 NVT)

Por que devemos nos purificar? A resposta é:

Porque, embora “sejamos filhos de Deus, Ele ainda não nos mostrou o que seremos quando Cristo vier. Sabemos, porém, que seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele realmente é.”

Essa expectativa deve gerar constante reverência em nossos corações. Pois, ainda que não alcançaremos a perfeição nesta vida, devemos progredir em santificação até a morte, perseverando em combate:

“Afinal, ainda não chegamos a arriscar a vida na luta contra o pecado.”

(Hebreus 12:4 NVT)

Assim, prosseguimos descansando na Obra perfeita de nosso Senhor e Mestre, que venceu a morte e “assim o fez para nos apresentar a Si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e sem culpa” (Efésios 5:27 NVT). É com base nessa promessa que a Igreja busca viver em santidade, ansiando encontrar-se com Cristo.

Portanto, se desejamos ser santos na glória, devemos ser santos enquanto peregrinamos aqui. Isso é um fato inegável! E nosso padrão de santidade não deve ser apenas uma melhoria superficial em relação aos padrões humanos, mas sim a conformação com Cristo. Fomos eleitos para estar em Cristo e sermos transformados à Sua imagem! Não há outra forma de santificação progressiva que fuja ao fato de sermos imitadores de Cristo e seguirmos Suas pegadas.

E, então, quando Ele se manifestar, quando conhecermos Deus plenamente, seremos semelhantes a Ele e o veremos assim como Ele é!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...