Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de março de 2024

TEMOR

 SEGURO, TRANQUILO E SEM TEMOR


“Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal” (Pv 1:32-33).


O capítulo primeiro do livro de Provérbios termina com uma linda promessa do Senhor. Afirma primeiramente que os néscios e tolos (aqueles que se negam a compreender e abraçar o caminho reto) encontram a morte e perdição. E completa que aquele que ouve ao Senhor “habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal”. 


Gostaria de fazer duas considerações sobre esta promessa.


Primeiramente, Deus não está afirmando que aqueles que ouvem a sua voz não enfrentarão o mal. A promessa é outra: que eles não temerão o mal. Por isto Ele nos reveste de fé perante as provações. Fé para crer que mesmo enfrentando o mais terrível gigante, podemos ter segurança, tranquilidade e coragem. Que preciosa promessa! 


Em segundo lugar, chama a minha atenção a afirmação anterior, sobre os loucos. O Senhor ensina que “aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição”. A palavra hebraica para “louco” neste texto não se refere a alguma condição mental, mas de coração. Em outros textos é traduzida por “insensato” (Ec 4:13) ou “estulto” (Sl 49:10). Refere-se aos arrogantes, que constroem seus próprios caminhos, sem o temor de Deus. A afirmação que me intriga é que estes loucos, “a impressão de bem-estar os leva à perdição”. 


Em outras palavras, ao fazerem o mal, eles prosperam, conseguem ganhos financeiros e benefícios pessoais e sociais, dando-lhes a “impressão de bem-estar”, que tudo está bem. Que importante advertência! 


A Palavra não está criticando os ricos e aqueles que prosperam, mas sim os loucos, que o fazem sem o temor do Senhor e sem integridade de coração. É impossível não lembrar-se das palavras de Jesus que, em parábola, falou sobre um desses loucos, que tinha em abundância e, tomado pela “impressão de bem-estar” pensou não precisar de mais nada, “mas Deus lhe disse: louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12:20).


Cuidado com a “impressão de bem-estar” firmada no que você tem! Prefira estar seguro, tranquilo e sem temor, firmado na confiança em Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...