Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de março de 2024

 


O homem sem Deus não consegue conceber o agir de Deus nas dores da vida. Ele exclui Deus de todos os acontecimentos e não consegue enxergar que Deus se move em todas as circunstâncias. Faraó era apto para julgar seu povo, sábio para gerir os negócios do seu reino, e capaz de liderar e construir o Egito. Porém, quando viu a multiplicação do povo de Israel, apenas viu a possibilidade de guerra; achou que os israelitas iriam se tornar fortes inimigos e que fugiriam do Egito ou conquistariam o país. Faraó pesou as circunstâncias com invulgar sagacidade; mas nunca lhe ocorreu que Deus pudesse ter alguma coisa a ver com o assunto. Caso esse simples pensamento tivesse ocorrido a Faraó, ele entenderia que o fortalecimento de Israel poderia lhe dar um grande aliado ou mais mão de obra; ao abençoar Israel, o favor de Deus estaria com ele para sempre.


O mesmo acontece com o raciocínio cético do homem. Deus é inteiramente excluído. O incrédulo não pode conceber Deus em meio as ocorrências negativas da vida. Tenta resolver as coisas totalmente por si mesmo; pensa que pode explicar o sofrimento pela simples exclusão de Deus dos fatos. "Se Deus existe não pode haver sofrimento; como há sofrimento, Deus não existe", pensa o homem sem Deus. No entanto, acreditar desse modo não o livra da dor ou lhe dá resposta para o vazio existencial. É só a vida dar errado que o pavor aparece; basta a presença da morte para todos clamarem crédulos como se servissem a Deus a vida inteira.


Creio em Deus quando tudo vai bem e creio em Deus quando tudo vai mal. Mesmo sem poder explicar o porque do sofrimento, estou certo de que todas as coisas trabalham para o bem daqueles que amam a Deus. Há consolo para quem não se revolta. Existe paz em meio a dor. No perdão há vida nova. A incapacidade de explicar os acontecimentos dolorosos da vida não são capazes de ferir o coração que crê em Deus. Deus está no controle de todas os fatos e, pode usar a dor para nos refazer e amadurecer. Meus dias estão escritos no livro de Deus. Eu sei que o meu Redentor vive é por fim Ele se levantará sobre a terra para esclarecer todas as dúvidas, responder todas as perguntas, e sanar todas as dores.


Bem sei que tudo podes,

e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Quem é aquele, como disseste,

que sem conhecimento encobre o conselho?

Na verdade, falei do que não entendia;

coisas maravilhosas demais para mim,

coisas que eu não conhecia.

Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei;

eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

Eu te conhecia só de ouvir,

mas agora os meus olhos te veem.

Por isso, me abomino

e me arrependo no pó e na cinza.

Jó 42:2-6 - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...