Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de março de 2024

SABEDORIA

 É DEUS QUEM DÁ SABEDORIA


“Porque o Senhor dá sabedoria e da sua boca vêm a inteligência e o entendimento” (Pv 2:6).


Quantas vezes fazemos escolhas erradas, pensando serem as melhores? Ou planejamos algo com a melhor intenção, logo depois percebendo que não era o melhor caminho? Quantas vezes usamos a palavra inadequada e ofendemos, em lugar de encorajar; concordamos, quando era necessário confrontar; ou simplesmente falamos, quando o silêncio seria o mais adequado? 


O segundo capítulo do livro de Provérbios amplia o ensino sobre a sabedoria e deixa claro que sua fonte não é a nossa ponderação humana, experiência de vida, cursos e treinamentos, mas sim o Senhor nosso Deus. 


Lemos que “o Senhor dá a sabedoria”. Ele, porém, não o faz a todos; mas àqueles que aceitam a sua Palavra e guardam os seus mandamentos (v.1), buscam o entendimento (v.2) e pedem compreensão (v.3). Ele a dá aos que buscam a sabedoria como um tesouro valioso (v.4), mais que dinheiro e títulos. Ao que assim fizer, “entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus” (v.5). 


Alguns ensinos são claros! Primeiro, não há verdadeira sabedoria sem Deus. Seja a melhor das intenções, o poder da ciência ou o conselho dos experientes, sem Deus não se encontra o melhor caminho. Portanto, busque a Deus, leia a Palavra e peça a Ele sabedoria para o passo que deve dar, a palavra a ser dita ou a decisão a ser tomada. Ele, e somente Ele, dá aos seus a verdadeira sabedoria. 


Segundo, a sabedoria é encontrada por meio de um processo. Veja que o capítulo dois nos fala sobre ouvir as palavras, guardar os mandamentos, pedir sabedoria, ouvir a Sua voz… portanto não se trata de um ato, mas de um processo. Significa que precisamos tirar o tempo necessário para apresentar a Deus aquilo que requer de nós sabedoria, ouvir a Sua voz na Palavra, falar com Ele em oração, aguardar, ponderar e buscar conselho, antes de tomar aquela importante decisão. 


Os maiores erros vêm do impulso, da ação impensada, da palavra lançada ao vento, dos planos que saciam os nossos desejos, mas estão longe dos desejos de Deus. 


Quero lembra-lo que “sabedoria” é a capacidade dada por Deus para cumprir os Seus propósitos. Que Ele nos dê sabedoria e paz em nossa caminhada hoje!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...