Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de março de 2024

PECADO

 “Não deixem que o pecado reine sobre seu corpo, que está sujeito à morte, cedendo aos desejos pecaminosos. Não deixem que nenhuma parte de seu corpo se torne instrumento do mal para servir ao pecado, mas em vez disso entreguem-se inteiramente a Deus, pois vocês estavam mortos e agora têm nova vida. Portanto, ofereçam seu corpo como instrumento para fazer o que é certo para a glória de Deus.” (Romanos 6:12,13 NVT)

Existe um equívoco comum entre os cristãos ao confundirem santificação com justificação. Tal equívoco acontece, por exemplo, quando pensam que a santificação é um ato instantâneo de Deus que nos torna perfeitamente santos em pensamentos e comportamentos, levando à ideia de que os cristãos verdadeiros nunca mais pecam enquanto peregrinos na terra. Por isso, é importante entender a diferença entre esses termos.

A justificação consiste em receber a retidão de Cristo, que é imputada a nós como o único meio de satisfazer a perfeita justiça de Deus. Somente pela fé podemos compreender a substituição de Cristo em nosso lugar, onde Ele tomou sobre Si nossos pecados e nos concedeu Sua justiça eterna. Fomos declarados justos!

Embora alguém que seja nascido de Deus esteja livre do domínio do pecado, isso não significa que ele nunca mais pecará.

“Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e não vivemos na verdade.” (1 João 1:8 NVT)

“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo.” (1 João 2:1 NVT)

“Aquele que é nascido de Deus não vive no pecado, pois a vida de Deus está nele. Logo, não pode continuar a pecar, pois é nascido de Deus.” (1 João 3:9 NVT)

Ou seja, uma pessoa regenerada experimentará uma transformação, mas isso não significa perfeição absoluta. Porém, seu objetivo deve ser um afastar-se claramente do pensamento e estilo de vida ímpios para “entregar-se inteiramente a Deus, pois estávamos mortos e agora temos nova vida. Portanto, devemos oferecer nossos corpos como instrumentos para fazer o que é certo para a glória de Deus.” Isto só será possível em Cristo!

Portanto, viveremos na busca constante por “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”, sempre lembrando que somente “a Ele será dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém!” (2 Pedro 3:18 NVT). E assim, poderemos declarar que estamos:

“Mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” (Romanos 6:11 NVT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...