Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de março de 2024

GUARDAR

 TRÊS PASSOS PARA GUARDAR O SEU CORAÇÃO


Vimos ontem o comando do Senhor: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4:23). E refletimos sobre nossas ações e motivações. 


O texto, porém, segue com mais quatro versos, apresentando três passos para guardarmos o nosso coração.


O verso 24 nos adverte a retirar “a falsidade da boca” e afastar a “perversidade dos lábios”. Cuidado com aquilo que você fala, especialmente as palavras que não apresentam toda a verdade, e aquelas que são proferidas para ferir, magoar e humilhar o outro. Portanto, ao guardarmos as nossas palavras, guardamos também o nosso coração. 


O verso 25 nos adverte sobre o nosso olhar, para que nossos “olhos olhem direito”. Representa aquilo que cativa nossa atenção. Cuidado para não olhar mais para a vida dos outros do que para a sua. Cuidado para não cobiçar aquilo que foi dado a outros, não a você. Cuidado para não invejar o próximo, amargurando o seu coração. Cuidado para não dirigir os seus olhos para aquilo que é sensual, convite à imoralidade. Ao guardar o seu olhar, guardará também o seu coração.


Os versos 26 e 27 ensinam a cuidar de nossos pés, assegurando que nossos caminhos sejam retos. Fala sobre nossas escolhas, que direcionam os nossos caminhos. Cuidado para não se deslumbrar com as propostas que apresentam grandes benefícios, mas quebram os princípios cristãos. Cuidado com o convite que afaga o seu ego, mas não edifica a sua alma. Cuidado com as escolhas que sufocam o seu tempo com a sua família. Guardando os seus caminhos, guardará também o seu coração. 


Portanto, tenha cuidado com o que fala, como olha e os caminhos que escolhe! Deus o abençoe. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...