Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de março de 2024

TRIGO

 “Então o Senhor disse: ‘Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar cada um de vocês como trigo. Contudo, supliquei em oração por você, Simão, para que sua fé não vacile. Portanto, quando tiver se arrependido e voltado para mim, fortaleça seus irmãos’.”  (Lucas 22:31,32 NVT)

Imagine-se caminhando ao lado de Jesus por três anos, testemunhando milagres e recebendo poder para curar enfermos e expulsar demônios. Imagine ter a incrível experiência de andar sobre as águas. Agora, imagine que, após tudo isso, Jesus lhe diz que você ainda precisa se arrepender e voltar pra Ele. Parece desesperador, não é mesmo? No entanto, foi exatamente o que aconteceu com o apóstolo Pedro. Mais espantoso ainda foi ouvir Jesus falar sobre como Satanás desejava “peneirá-los como trigo”“Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar cada um de vocês como trigo”.

Vamos entender o significado dessa expressão “peneirar como trigo”: é o ato de bater um molho de trigo ceifado violentamente contra uma peneira (ciranda) repetidamente. A cada golpe, alguns grãos atravessam a peneira e caem sobre um pano estendido, enquanto a palha permanece nas mãos do cirandeiro.

A violência e repetição desse processo ilustram o desejo de Satanás em desagregar e destruir a vida daqueles que buscam a santificação e perseverança em sua caminhada cristã. Para ele, não importa se restam grãos ou palha, seu prazer reside na violência do processo de desintegração do fruto que estava na planta.

No entanto, para que Pedro não desanimasse, nem fosse tomado pelo desespero, Jesus continua: “Contudo, supliquei em oração por você, Simão, para que sua fé não vacile”. Mesmo antes que Pedro viesse a perceber o que estava acontecendo, espiritualmente, Jesus já estava intercedendo por ele. É interessante notar que Jesus não intercedeu para evitar que Pedro fosse “peneirado como trigo”, mas sim “para que sua fé vacilasse” durante a provação (confira João 16:332 Coríntios 4:8-11).

Todos nós enfrentaremos provações e ataques do inimigo, e isso é até necessário para nosso crescimento, amadurecimento e aprendizado em depender de Deus, e não de nossa própria força. E, embora os verdadeiros cristãos possam ter suas falhas, isso não significa um fracasso total e definitivo de sua fé, pois, se Jesus intercede por nós, nossa fé não será destruída!

Além disso, há uma outra tarefa que o Senhor confiou a Pedro e que também se estende a nós: “Portanto, quando tiver se arrependido e voltado para mim, fortaleça seus irmãos”. Assim como somos ajudados por Deus, devemos auxiliar uns aos outros, impedindo que nossos irmãos fracassem; esforçando-nos para fortalecer e confirmar a fé deles com as seguintes instruções:

“Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar. Permaneçam firmes contra ele e sejam fortes na fé. Lembrem-se de que seus irmãos em Cristo em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” (1Pedro 5:8,9 NVT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORAÇÃO

 A ADORAÇÃO "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o S...