Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de março de 2024

RESPONDE

 


“Então me invocarão, mas Eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar”

(Pv 1:28)


A Palavra está cheia de promessas do Senhor, afirmando que ouvirá as orações e será encontrado pelos que o buscam. 


Neste primeiro capítulo do livro de Provérbios, porém, lemos palavras duras. O Senhor afirma que não responderá aos que o invocam e não será encontrado pelos que o procuram. Os motivos são revelados nos dois versos seguintes.


O primeiro motivo é contra aqueles que fazem de tudo na vida, seja pessoal, profissional ou religiosa, mas não temem a Deus. O Senhor diz: “porque aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor” (v.29). 


Já vimos no início do livro que você não encontrará a verdadeira sabedoria nas bibliotecas e cursos, na experiência de vida, ou mesmo aos pés de alguém sábio. Ela só pode ser encontrada no temor do Senhor, pois “o temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (1:7). 


Temer ao Senhor envolve fé e adoração. Fé para reconhecer que Deus é Deus! Cremos, amamos, seguimos e servimos somente a Ele, único Senhor. E também adoração, para dizer com palavras, orações e cânticos, que não há nenhum canto de nossas vidas que não pertença a Ele. 


O segundo motivo para Deus não responder aos que o invocam, encontra-se no verso a seguir: “não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão” (v.30). Este é um sério ponto para a nossa reflexão. Quais são os conselhos de Deus que não estamos ouvindo? E qual repreensão que não aceitamos? Lembre-se que aceitar a repreensão do Senhor significa arrepender-se do caminho mau, reconhecer e pedir perdão pelo erro, e mudar de rumo, buscando não pecar mais. 


Que o Senhor nos ajude a sermos fiéis, tendo corações cheios do temor do Senhor, ouvindo e seguindo os seus conselhos, e aceitando a sua repreensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...