Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de março de 2024

O SONHO DE DEUS PARA VOCÊ



Os sonhos de Deus para você


Se você quiser responder pela lógica da psicologia, pode dizer que eles nascem no inconsciente, ou seja, é o reflexo dos pensamentos, das experiências e dos desejos que ainda não conhecemos, mas nos marcaram.


Essa resposta pode até fazer sentido, mas, hoje, eu quero te mostrar uma maneira diferente de olhar para os seus sonhos. Eu vou te falar sobre os sonhos de Deus.


Os sonhos de Deus nascem no coração dEle.


Deus é criativo. Ele criou cada pessoa que já passou, está e ainda vai viver na face da Terra de forma cuidadosa. Ele conhece cada história em detalhe e já tem toda a provisão que você precisa para viver os propósitos dEle para você.


“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16)


Deus sonhou com você antes de você nascer. Ele colocou em você desejos e sonhos que, mais do que glorificar o nome dEle, irão te fazer uma pessoa feliz e realizada em todas as áreas da sua vida.


Duas coisas que você precisa saber sobre sonhos

Qual é o seu maior sonho hoje, aquele que te motiva a não desistir no meio da jornada? Ele será bom para você, sua família e aqueles que te cercam?


Para alguns, os maiores sonhos estão relacionados à família. Para outros, ao trabalho. Há aqueles ainda que focam os seus sonhos em outras conquistas. Independentemente da sua resposta, você precisa saber que esse projeto começou em Deus e que Ele tem a provisão que você precisa para te fazer chegar aonde você deseja.


1. O sonho é a semente das grandes realizações 

“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (Filipenses 2:13)


Toda grande realização começa com uma ideia, que você pode chamar de sonho, projeto ou desejo. Ela é uma coisa que existe na cabeça do sonhador, mas não pode ser vista por ninguém que o cerca.


Na Bíblia, a história de José é um bom exemplo do poder de um sonho.


Quando era jovem, José teve um sonho que despertou a ira dos seus irmãos. Ele acabou sendo vendido como escravo e passou anos nessa condição. Um dia, porém, Deus o levantou como governador do Egito e, por isso, ele salvou sua família e uma nação inteira.


“Quando eles se aproximaram, disse-lhes: Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento.” (Gênesis 45:4-7)


Deus também sonha. Ele te permite sonhar para você ver, pela fé, o que os seus olhos (ainda) não conseguem enxergar.


 2. Deus se alegra quando você conquista os seus sonhos 

Como você se sente quando alguém que você ama muito realiza um sonho?


Quando uma pessoa muito querida por nós realiza um sonho, celebramos a vitória com ela e ficamos felizes por ela.


Se nós, que não somos perfeitos, nos alegramos pelas conquistas de alguém, imagina como Deus se sente quando você realiza um sonho.


Ele é o seu Pai, te formou e te conhece em detalhes. Ele sabe todas as suas potencialidades e enfrentou todos os desafios com você.


Você não ficaria extremamente feliz se fosse Ele?


Como reconhecer um sonho de Deus?

Muitas vezes, um determinado sonho pode gerar inquietação e levantar a dúvida: será que ele vem de Deus ou é coisa da minha cabeça?


Veja, a seguir, três maneiras de identificar se um sonho vem de Deus ou não.


1. Eles estão alinhados com a Palavra?

Jesus foi a expressão de Deus em pessoa. Assim como Ele não fez nada desalinhado com o caráter do Pai, Deus também não faz. Deus não faz nada que não esteja em linha com o Seu caráter. Por isso, se o seu sonho não se mostra contrário a um princípio da Palavra, é bem provável que ele venha de Deus. Por exemplo:


Imagine que Vitor deseja se tornar vice-presidente da empresa onde trabalha, mas está prejudicando o trabalho do atual vice-presidente para ocupar o lugar.


Buscar a prosperidade profissional está de acordo com a Palavra de Deus. Porém, agir para prejudicar o outro por ganância, não. Então, por mais lícito que seja sonhar com o avanço profissional, Deus não pode abençoar o caminho que Vitor escolheu tomar.


2. Eles trazem paz ao seu coração?

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração.” (Colossenses 3:15)


Ter paz a respeito de um sonho não significa realizá-lo sem desafios ou obstáculos, mas saber que, não importa o que aconteça, Deus ainda está no controle. Afinal, quem colocou o sonho no seu coração foi Ele mesmo.


Um sonho de Deus chega acompanhado por uma dose de fé. Ele diz ao seu coração que, apesar das barreiras, Deus está à frente e já te deu tudo o que você precisa para realizá-lo.


3. Eles estão alinhados com os seus dons e talentos?

Quando Deus te fez, Ele te deu dons e talentos que te aproximam da realização dos sonhos dEle.


Deus tem um propósito para você. Ele tem um plano e um projeto de paz, prosperidade e alegria para transformar a sua vida. Ele conhece os seus gostos e as suas aptidões.


Eu já sei que os meus sonhos vêm de Deus. E agora?

Se você identificou que o seu sonho vem de Deus, é hora de convidar o Espírito Santo para ser o seu parceiro nessa jornada e buscar nEle a direção necessária para tirar a ideia do papel.


“Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3)


O Espírito Santo é Deus habitando em você. Ele traz a inspiração, a força e a sabedoria que você precisa para cada momento. Ele jamais te abandona. Por isso, não desista daquilo que Deus colocou no seu coração por causa das dificuldades que podem surgir. Deus está com você.


Quando Deus coloca um sonho no seu coração, Ele espera um posicionamento de fé e cuidado com aquilo que Ele confiou a você. Para isso, quatro atitudes são necessárias:


Reconhecer a voz de Deus durante a caminhada;

Valorizar o sonho que Deus plantou no seu coração;

Proteger o que Deus te confiou para que o diabo não roube esse sonho;

Reconhecer o mover de Deus na jornada até a conquista.

Não se esqueça: o seu coração é a fábrica dos sonhos de Deus e os propósitos de Deus sempre geram vida.


Nós precisamos aprender a reconhecer e valorizar os sonhos que Deus planta em nossos corações. Por isso, estou fazendo uma série de mensagens sobre esse assunto. Clique aqui e assista.


Os sonhos de Deus precisam ser cuidados. Por isso, é tão importante saber tomar decisões durante a caminhada com Deus.  

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...