Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de março de 2024

CORAÇÃO

 GUARDE O SEU CORAÇÃO


"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4:23).


O livro de Provérbios nos ensina a guardar a nossa casa, nossos relacionamentos e nossos caminhos. No capítulo quatro, porém, encontramos uma máxima. A expressão "sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração" nos remete a algo essencial, sem o qual todo o resto se perde! 


O texto complementa dizendo que é de lá, do coração, que "procedem as fontes da vida". Não se trata do simples coração humano, mas do santo ensino que o Senhor colocou em nossos corações, como vemos nos versos anteriores. 


Assim, deixo alguns conselhos. Cuidado para não guardar mais os seus bens do que a sua fé. Cuidado para não valorizar mais o tempo em frente à TV do que aos pés de Cristo. Cuidado para não buscar mais a sua glória do que a glória de Deus. Cuidado para não se empenhar mais na realização do sonho de consumo do que na busca pela santidade. Guarda o seu coração!


Creio, porém, que guardar o coração passa por algo ainda mais sutil. Não é tão difícil avaliarmos as nossas próprias ações, e mesmo as reações. Trata-se daquilo que fazemos, seja no privado ou público. Nossas ações e reações, em algum momento, mostram-se claras, se procedem do temor do Senhor ou dos desejos da carne. 


As nossas motivações, porém, são bem mais sutis! Escondem, assim, o pecado de forma mais profunda. O fato é que é possível fazer aquilo que é certo com as motivações erradas. E talvez seja este um dos maiores desafios na vida dos cristãos. 


É possível falar a palavra certa, agir e reagir da forma certa, fazer da melhor maneira aquilo que é colocado em nossas mãos e, ainda assim, tudo fazer com as motivações erradas. É possível pregar a Palavra com ousadia, mas fazê-lo por vaidade. É possível ajudar o necessitado, mas por pura vaidade. É possível ser um ótimo cristão na vida da igreja, mas apenas para ser bajulado. 


Que o Senhor nos ajude a guardar os seus ensinos em nossos corações, de forma que tanto nossa vida externa, visível aos outros, quanto interna, como nossas motivações, sejam tomadas pelo temor do Senhor, princípio da sabedoria. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...