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domingo, 28 de junho de 2015

A TEOLOGIA DA FORMIGA

“Preguiçoso, vai ter com a formiga, observa os seus caminhos e sê sábio.” (Provérbios 6.6) É a Teologia do Trabalho. Não, não estou inventando, ela existe. Por toda a Bíblia o trabalho e as relações de trabalho estão presentes. Quando Deus criou o homem, colocou-o no jardim do Éden para que o cultivasse e guardasse (Gn.2.15). Após a criação de tudo, Deus descansou do seu trabalho (Gn.2.2.). Jacó trabalhou duro para ter sua família. Ao entrar na terra prometida, povo de Israel foi devidamente instruído sobre como cultivá-la e a trazer os frutos de seu trabalho como oferta ao Senhor, pois cada família recebeu seu quinhão de terra para trabalhar. O salmo 23, tão amado pelos crentes, na verdade é a descrição do trabalho de um pastor de ovelhas. Os livros de Provérbios e Eclesiastes falam o tempo todo sobre trabalho. Jesus afirmou: “meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (Jo.5.17). Uma grande parte das suas parábolas fala de trabalho, trabalhadores, patrões e relações de trabalho. Aliás, em toda a Bíblia, uma das metáforas prediletas usadas para o ensino são o trabalho e as relações de trabalho. Por outro lado há alguns ensinos contundentes sobre essas questões no Novo Testamento. Tiago faz dura acusação aos ricos: “O salário que desonestamente deixastes de pagar aos trabalhadores que colheram em vossos campos, clama; os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.” (Tg.5.4). Paulo também é duro com os tessalonicenses preguiçosos: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (2Ts.3.10). Apesar de falar muito sobre a preguiça (a palavra preguiçoso aparece quinze vezes), na verdade é sobre trabalho que Provérbios quer ensinar. E a teologia da formiga é o melhor do ensino de Provérbios sobre o trabalho. Entre outras coisas, Salomão era também entomologista (1Rs.4.33), e, observando a vida das formigas, encontrou nelas o exemplo perfeito de como deve ser a relação do homem com o trabalho. Eis um resumo da teologia da formiga: o trabalho é criação de Deus para o ser humano, e o ser humano foi criado por Deus para o trabalho; o trabalho é o único meio justo, estabelecido por Deus, de o ser humano fazer provisão para as suas necessidades; o trabalho requer a iniciativa, dedicação e perseverança do ser humano, isto é, está vinculado ao seu livre arbítrio; o trabalho requer e proporciona solidariedade ao ser humano, é um dos grandes componentes da coesão comunitária. Parafraseando Salomão, podemos dizer: “Observa a maneira como a formiga trabalha e aprenda com ela.”

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