Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de junho de 2015

LUIZ A CADA PASSO

“Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos.” (Salmo 119.105). Já ouvi pregadores fazendo uma verdadeira “ginástica” para mostrar “lâmpada para os pés” é diferente de “luz para o caminho”. Não perceberam ou não sabiam que aqui temos um paralelismo sinônimo, figura de linguagem da poesia hebraica em que a segunda frase de um verso repete o que foi dito na primeira, com outras palavras que têm o mesmo significado. Lâmpada para os pés e luz para o caminho são exatamente a mesma coisa. Também, já ouvi pregadores interpretarem esse texto fora do seu contexto histórico, como se autor vivesse em nossa época e estivesse caminhando (ou mesmo dirigindo!) por uma avenida amplamente iluminada, quando sabemos que até há algumas dezenas de anos atrás não havia energia elétrica em nosso país. Aliás, até hoje ainda não há essa facilidade em muitos lugares. Quem vive nessas regiões se identifica bem com o autor. Eu entendi muito melhor este versículo, quando, no tempo de seminarista, fui pregar durante uma semana na serra da Bocaina, onde fica a nascente do rio Paraíba do Sul. Lá nem sonhavam em ter energia elétrica. A cada noite eu tinha que pregar em casas diferentes, que ficavam no mínimo a uma distância de meia hora de caminhada por trilhas sinuosas, descendo e subindo, descendo e subindo. Para iluminar o caminho usávamos tochas feitas de bambu com estopa embebida em querosene. Era, realmente, luz a cada passo. O hino 355 – “Luz benigna”, do Cantor Cristão, diz, em sua primeira estrofe: “Na escuridão, oh! brilha meiga luz! Guiar-me vem! Na negra noite brilha e me conduz: guiar-me vem! Não peço luz a fim de longe ver: somente luz a cada passo ter.” Era isso que o salmista quis dizer: A tua palavra é luz a cada situação pela qual eu passar; é luz a cada decisão que eu tenha que tomar; é luz a cada saída, é luz a cada chegada; é luz a cada parada. E, na verdade, só preciso de luz suficiente para dar cada passo, e para me manter no rumo da casa meu Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...