Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de junho de 2015

TUA GRAÇA ME BASTA

“Meus lábios te louvarão, pois teu amor é melhor que a vida.” (Salmo 63.3). Para o título usei a versão Almeida Revista e Atualizada (SBB), por ser a mais recitada e cantada pelos crentes, e para a transcrição do versículo usei a versão Almeida Século XXI (Ed. Vida Nova), porque a maioria das traduções registra “amor”, e não “graça” . Algumas versões nos fazem entender melhor quando traduzem “o teu amor vale mais que a vida” (Dios Habla Hoy). Quer dizer, se não temos a graça de Deus não vale a pena viver. A palavra que está no original hebraico é “hesed”, que é um dos termos fundamentais da Teologia do Antigo Testamento, por causa da sua riqueza de significado. A sua etimologia sugere a ideia de firmeza, mas o uso frequente em contextos que falam da aliança do Senhor com o povo de Israel leva-nos a pensar na lealdade, fidelidade e dedicação de Yaweh ao seu povo. Mais ainda, ao significado de favor imerecido, de bondade e graça que está implícito na eleição incondicional de Abrão, Isaque, Jacó e sua descendência. Oséias expressa esse sentido quando mostra o Senhor falando sobre seu povo: “Os amarei espontaneamente.” (Os.14.4). Essa palavra tem sido também traduzida como compaixão, misericórdia, benignidade e bondade, de acordo com o que pede o contexto. O que precisamos não é de cura, é da graça. Quando Paulo, o grande apóstolo, orou com insistência para que Deus o curasse de um mal que o oprimia, o Senhor lhe disse: “A minha graça te é suficiente.” (2Co.12.9). O que precisamos não é de prosperidade, mas da graça. Jesus disse que se a graça soberana de Deus sustenta flores e pássaros, cuidará de nós também (Mt.6.33). O que precisamos não é de fama, glória, poder ou prestígio, e sim da graça. Tendo desprezado tudo isso como se fosse lixo, Paulo pôde dizer: “Pela graça de Deus , sou o que sou.” (1Co.15.10). O que precisamos não são méritos por atos de justiça que tenhamos praticado, mas da graça, pela qual somos justificados e feitos herdeiros da vida eterna (Tt.3.7). A graça de Deus é melhor que qualquer coisa que possamos ter ou ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...