Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2015

POR QUE TENHO VIVER SOFRENDO?

“Por que está abatida, ó minha alma, por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, minha salvação e meu Deus.” (Salmo 42.5,11 e 43.5). Os salmos 42 e 43 formam originalmente uma única canção de três estrofes, e o versículo acima é o estribilho dessas estrofes. O título do presente texto é também uma frase repetida nos dois salmos (42.9 e 43.2 – NTLH). Mais ou menos um terço dos salmos são de lamento, individual ou coletivo, e esse é um deles. Segundo a opinião preferencial dos comentaristas, foi escrito por um levita que estava exilado no norte da Palestina, próximo à nascente do Jordão, em virtude de perseguição por parte de algum inimigo, como ele mesmo diz: “Por que tenho de viver sofrendo, perseguido pelos meus inimigos?” (43.2 - NTLH). Uma das razões de os cristãos amarem tanto os salmos é que eles expressam, de uma maneira que talvez não saberíamos fazer, nossa perplexidade e nossos questionamentos diante das adversidades da vida. Também perguntaríamos: Por que tenho que viver sofrendo? Por que estou tão desanimado? Por que parece que Deus se escondeu de mim? Que ele se esqueceu de mim? Outra razão é que, apesar de tanta lágrima e tanta secura, os salmos nos infundem esperança e nos ensinam a fazer do Senhor nosso bem maior, nossa grande alegria. Com os salmistas aprendemos que a graça de Deus é melhor que a vida (Sl.63.3). Meu segundo filho veio ao mundo com uma anomalia pulmonar cuja chance de cura era de uma para cem mil. Meu primeiro filho já havia morrido com problemas pulmonares, por isso, saindo da maternidade, desci aquela rua questionando: “De novo, Senhor?” Mas o próprio médico que me deu a notícia, foi usado pelo Senhor para curar minha dor, pois disse: Se você tem um Deus, peça que ele faça um milagre em seu filho. Sim, eu tinha um Deus, e lhe disse: Senhor, seja qual for tua decisão sobre meu filho, sei que ainda te louvarei. Ao chegar em casa estava em paz, e pude apoiar minha esposa naquela hora dura. Esse filho tem hoje quarenta e dois anos. “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2Co.12.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...