Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de junho de 2015

CONTANDO CADA LAGRIMA

“Tu contas minhas aflições; pões minhas lágrimas no teu odre; não estão elas registradas no teu livro?” (Salmo 56.8) A versão espanhola em linguagem popular Dios Habla Hoy, traduz assim: “Tu levas em conta minhas fugas; tu recolhes cada uma das minhas lágrimas. Por acaso não as tens anotado no teu livro?” (Obs.: fugas são da perseguição). Mas o original hebraico tem realmente a palavra “odre”, que era uma vasilha de couro. Quando se abatia um animal de médio a pequeno porte – por exemplo, um cordeiro – o seu couro era tirado de maneira a preservá-lo quase por inteiro. Depois era só costurar as poucas partes que tinha sido inevitável cortar, e assim se obtinha uma excelente vasilha para guardar, transportar e conservar líquidos, principalmente água e vinho. Veja a palavra de Jesus sobre odres em Marcos 2.22. “Noites sem sono e muitas horas passadas em angústia e choro não são gastas em vão nas contas de Deus. O sofrimento, por assim dizer, é capital investido com Deus, registrado por ele (....) e auferido por ele.” (A. Weiser, erudito alemão citado por J.W.Baigent no Comentário Bíblico NVI, Ed. Vida, SP, 2012, p.572). Repercutindo esta verdade, Jesus falou aos discípulos a respeito da perseguição que certamente viria sobre eles: “Não se vendem dois passarinhos por uma pequena moeda? Mas nenhum deles cairá no chão se não for da vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais; valeis mais do que muitos passarinhos.” (Mt.10.29-31). O livro de Apocalipse menciona por duas vezes as orações dos santos (Ap.5.8 e 8.3), dando a entender que elas sendo recebidas e guardadas por Deus, e que no momento certo serão oferecidas como incenso santo, na grande cena final de adoração e coroação do Rei Jesus, e da glorificação daqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. Nessa ocasião Deus “lhes enxugará dos olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram.” (Ap.21.4). O salmista pobre e necessitado disse ao Senhor: “Aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito.” (Sl.40.7), certo de que Deus contava cada uma de suas lágrimas. Paulo dizia: “Sofro (....), mas, (....) eu sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...