Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de abril de 2023

SALMO 123

 Salmo 123


Não é fácil ser desprezado, tratado como inferior e ser sempre deixado de lado. Não é fácil receber constantes críticas e zombarias, brincadeiras que ferem o coração e nos fazem sentir pequenos. Mas encontramos nos Salmos a resposta para essa condição: eleve os seus olhos para Deus!


O curtíssimo Salmo 123 é um pedido de socorro a Deus. O Salmista diz que eleva os seus olhos para o Altíssimo à espera de resposta (v.1). Pede a misericórdia de de Deus de forma enfática, repetindo o pedido na mesma sentença: “Tem misericórdia de nós, Senhor; tem misericórdia” (v.3). 


O motivo do pedido de socorro era o desprezo com o qual eram tratados: “pois estamos sobremodo fartos de desprezo” (v.3).


A palavra hebraica para ‘desprezo’ (bûs) aponta para o ato de julgar alguém como menor, coloca-lo de lado, deixa-lo no vácuo, como se nenhum valor tivesse. O salmista diz que estavam “fartos de desprezo”, em outras palavras, que lidavam com essas atitudes todos os dias de forma constante.


O verso 4 elabora um pouco mais o cenário, pois ele diz que “a nossa alma está saturada de escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos”. A figura é de alguém que está sendo constantemente oprimido por outros, por palavras e atos, sendo criticado, zombado, deixado para trás, tratado como de menor importância, como alguém sem valor. 


A versão A Mensagem trás uma interpretação, e assim traduz o verso 4: “Temos perambulado sem rumo por tempo demais, rejeitados pelos homens ricos e desprezados por gente arrogante”. O certo, porém, é que se trata de um coração angustiado pelo desprezo dos outros. 


O salmo não termina com a intervenção de Deus, a tranquilidade do coração ou a solução do cenário de desprezo e perseguição. Talvez nada mude. Talvez os inimigos permaneçam, ou ainda venham a escalar a maldade. A solução não é apresentada no fim do cenário, mas no início, em que o salmista eleva os olhos para Deus!


Mesmo que a dor continue e a maldade escale, o Deus do seu socorro estará pronto para segura-lo em suas mãos de graça, misericórdia e poder. Não sabemos quais os seus planos, mas são planos de amor. Não conhecemos todas as suas ações, mas elas vêm na hora certa. Aguarde em Deus. Descanse em Deus. Contente-se em Deus. O seu valor não é definido pela fala de insensatos e soberbos. Eles têm os seus próprios problemas e carecem também da misericórdia do Senhor. O seu valor é definido pelo amor de Deus e pelo preço pago na cruz pelo Senhor Jesus Cristo. Ele, o Cordeiro de Deus que foi “desprezado e o mais rejeitado entre os homens” (Is 53:3). 


Quem é você? Você é filho do Altíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...