Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de abril de 2023

SALMO 131

 Salmo 131


Quase todas as coisas na vida cooperam para agitar a nossa alma. As pressões aumentam, as cobranças escalam e os prazos são sempre apertados. O dia parece não ter horas suficientes para o mínimo necessário, e o coração é agitado de um lado para o outro pelas frenéticas demandas. 


O Salmo 131 é um antídoto para a agitação do espírito. Davi diz: “… fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo” (v.2). 


A figura é de uma alma tranquila, em paz, cheia de serenidade. E esse deve ser o nosso alvo: fazer sossegar a nossa alma! 


Levanta-se aqui a pergunta: o que fez Davi para ter uma alma serena e sossegada? Bem sabemos que sua vida foi repleta de altos e baixos, pressões e batalhas, críticas e sofrimentos. 


Observe que no verso 1 ele trás três realidades do coração que agitam a alma humana: o coração soberbo, o olhar ativo e a procura pela grandeza. É curioso que ele não menciona nenhum elemento externo, mas sim os pecados do próprio coração.


O coração soberbo crê que é melhor e maior que os outros. Assim, busca alimentar as aparências de uma vida superior de sucessos, conquistas e bens. Deseja ser admirado. O olhar altivo se compara todo tempo com os demais, sempre tentando encontrar evidências do fracasso alheio e da própria superioridade. Enquanto isto, a busca por grandeza valoriza a imagem, ter o que outros não tem e se destacar perante os demais. São todos pecados ligados ao orgulho e vaidade. 


No verso 2, ao falar que colocou a sua alma em uma posição de sossego, descanso e paz, ele o faz por ter evitado os pecados do coração que relacionou. 


A lição é clara: à medida que cuidamos da santidade de nossos corações, colaboramos para o sossego da nossa alma. E ainda: os pecados de nosso corações agitam mais a nossa alma do que aquilo que nos cerca. 


Rejeite, em nome de Jesus, a vaidosa busca por uma imagem de sucesso para impressionar os outros. Pare de se comparar com os que te cercam. Quem sabe o seu valor é Cristo, pois o seu valor está em Cristo. E fuja dessa maldita tentação de comprar o que você não precisa, com o dinheiro que não tem para impressionar quem não conhece. Você não precisa de coisas para ser feliz. 


Alimente um coração humilde, que se contenta com o que Deus dá, se satisfaz com o que recebe e cuja alegria (grande alegria!) está em Cristo.


Assim, sossegue a sua alma, como fez Davi, confiando no Senhor e rejeitando os pecados do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...