Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de julho de 2015

APRENDENDO A DESCANSAR

“Descansa no Senhor e espera nEle; não te aborreças por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que trama o mal” (Salmos 37.7). Somos muito afoitos, impacientes, ansiosos e inquietos. Apressados muitas vezes. Ao longo da vida fomos influenciados por esse comportamento prejudicial. Recebemos a influência de alguns dos nossos antepassados quando viviam no imediatismo e no nervosismo. Mas Jesus é o nosso exemplo de descanso, paz, harmonia interior, sossego e de centro tranqüilo. Ele nos ensinou a confiar, descansar e esperar nEle. Depois de um dia exaustivo, o Senhor Jesus descansava na popa do barco. Ele adormeceu e veio uma grande tempestade no Mar da Galiléia (Mt 8.23-27). Há um contraste entre o descanso de Jesus e o apavoramento dos Seus discípulos. Cristo Jesus, divino-humano, experimentava um sono reparador. Os discípulos, representantes da natureza humana, estavam inquietos, inseguros e em pânico. Descansar é confiar na fidelidade de Deus, pois ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo (2 Tm 2.13). Versando sobre a fidelidade de Deus, Isaac Watts, diz: “Feliz o homem que confia no Deus de Israel; Ele fez o céu, a terra, os mares, com sua beleza; Sua verdade permanece segura para sempre; Ele salva o oprimido, alimenta o pobre, e Suas promessas não são em vão”. Graças a ação do Pai em Cristo Jesus fomos resgatados da inquietação, insegurança, frustração, incredulidade e auto-justiça de Adão, para o descanso, a segurança, realização, fé e justiça de Cristo Jesus, na Sua obra perfeita por nós. Como nos ensina Nee: “É o nosso descanso em Cristo, a nossa perfeita serenidade nELe ou o nosso progresso no Espírito, que o inimigo das nossas almas procura destruir atacando-nos pela mente ou pelo coração, pelo intelecto ou pelos sentimentos”. É na vitória de Cristo que somos vitoriosos e aprendemos a descansar. A nossa segurança em Cristo produz o descanso. O repousar do Mestre era fazer toda a vontade do Pai. Deus trabalha em profundo amor em favor de nós e confiamos no Seu trabalho. Aqui está o nosso descanso e a nossa paciência (Is 64.4). No sofrimento de Paulo, o Senhor Jesus lhe disse: “A minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9,10). Paulo aprendeu que a graça traz quietude para o coração. Há um hino precioso do Cantor Cristão intitulado “Estou seguro” (314), cuja letra, de Elisha Albright Hoffmann, diz: “Que consolação tem meu coração, descansando no poder de Deus; Ele tem prazer em me proteger; descansando no poder de Deus. Sempre avante vou, bem contente estou, descansando no poder de Deus; tudo hei de vencer pelo Seu poder, descansando no poder de Deus. Não recearei, nada temerei, descansando no poder de Deus; gozo, paz e amor junto a meu Senhor, descansando no poder de Deus. Lutas sem cessar hei de atravessar, descansando no poder de Deus; não me deixará, mas me susterá, descansando no poder de Deus. Descansando nos eternos braços do meu Deus, vou seguro, descansando no poder de Deus”. O segredo do descanso é olhar para Cristo Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé (Hb 12.1,2). Lançar sobre o Senhor todo o peso, fardo. Em Mateus 11.28-30, o Salvador diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Há uma conexão muito segura entre o que Jesus disse e a convicção do rei Davi: “Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado” (Sl 55.22). No desemprego, na crise conjugal, nos problemas financeiros, diante da violência e corrupção, da imoralidade crescente, devemos orar intensamente, testemunhar o evangelho de Cristo, descansando no Seu poder e esperando pacientemente por Sua intervenção (Sl 40.1-3). Ele é o Senhor da História e há de soberanamente fazer toda a Sua vontade. Ela não pode ser frustrada. Sabemos que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, que foram chamados segundo o Seu propósito (Rm 8.28). O Senhor está no trono e entre nós pelo Seu Espírito, governando para o louvor da Sua glória. É neste axioma que devemos descansar, pois Ele é o Deus justo em todos os Seus caminhos e benigno em todas as Suas obras e está perto de todos os que O invocam e o fazem em verdade (Sl 145.17,18). Descansar no Senhor é confiar na Sua Palavra. O nosso contentamento está no Senhor. Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará (Sl 23.1). Devemos nos aquietar e saber que Ele é Deus (Sl 46.10). O profeta Naum diz que o Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia e conhece os que nEle confiam (Na 1.7). Então, descansar é viver pela fé e alegrar-se nAquele que a Si mesmo se deu por nós derramando o Seu precioso sangue na cruz. Nele somos mais que vencedores (Rm 8.37). Vale lembrar ainda que descansar é trabalhar confiando plenamente no Senhor. Sabemos que a nossa força vem dEle. A exortação de Moisés é muito preciosa: “Portanto, não digas no teu coração: A minha força e a fortaleza da minha mão adquiriram-me riquezas. Pelo contrário, tu te lembrarás do Senhor teu Deus, porque Ele é quem te dá força para adquirires riquezas, a fim de confirmar Sua aliança, que jurou a teus pais, como acontece hoje” (Dt 8.17,18). O poder do Senhor se aperfeiçoa em nossa fraqueza, debilidade. Descansar é ter a certeza de que o Senhor está no controle e Seus princípios são inegociáveis e insubstituíveis. Que o Senhor nos faça descansar e esperar nEle. Na verdade, só com o Pai é que aprendemos a entrar no repouso de Cristo Jesus, Seu Filho amado. O nosso descanso é uma vida de fé na suficiência do Senhor Jesus Cristo. Aprendemos que o nosso repouso é andar por fé, e não por vista, durante o tempo da nossa peregrinação. Descansar e esperar são dois verbos que precisamos aprender e viver todos os dias para a Glória de Deus Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...