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quarta-feira, 29 de julho de 2015

RECLAMAR PODE SER BOM

Imagine a situação mais espetacular que você viveu. Uma delas, por exemplo, pode ter sido ser a experiência de passear de balão na Capadocia, uma região da Turquia com várias cidades. Uma experiência considerada uma das mais bonitas e deslumbradoras dos tempos modernos. Balão, enorme balão sobe com vinte pessoas, a 600 metros de altura, de modo suave, tranquilo, maravilhoso. No entanto, o acesso ao balão gera reclamação. Ele é alto, é preciso um esforço, de certo modo, grande para que nosso corpo chegue ao balão e se acomode áquela cesta, que vai nos levar a voar. Diante dessa dificuldade, nós podemos reclamar. Mas há uma dimensão positiva na reclamação. Por exemplo, podemos pensar que nós reclamamos por algo que há no objeto, na experiência, na situação, quando na verdade o defeito, assim dizemos, nos mostra as nossas limitações. Dificuldade que é revelada a nós, à nossa própria condição limitada. Então, é um aspecto primeiro positivo da reclamação. Por isso, diante das dificuldades que, em geral, provocam em nós reclamação, podemos torná-las positivas. Como podemos fazer isto? Respondendo algumas perguntas. Primeira, o problema não está em nós? Se reconhecemos que o problema está em nós, nós podemos ser melhores, podemos fazer melhor. Uma segunda pergunta é a seguinte: Nós faríamos melhor, se estivesse em nossas mãos permitir, por exemplo, o acesso ao balão, nós faríamos um acesso melhor? Terceira pergunta. Nós podemos contribuir com quem está fazendo, para que ele ou ela faça melhor? Diante dessas perguntas nos vem então uma atitude, nós devemos celebrar o esforço do outro, destacando os aspectos positivos entre tantas dimensões daquela experiência ou daquela coisa. Por que é que vamos pensar apenas na dificuldade e as vezes fazer com que a dificuldade seja a coisa mais destacada quando não é, daquela experiência, daquele sentimento? Uma outra coisa é agente trocar de lugar. Quando que é aquilo que nós fazemos que gera reclamação, qual é a nossa atitude diante da reclamação do outro? Porque a primeira coisa que nós fazemos é reagir, quando devemos e podemos tomar a reclamação como uma oportunidade para nós fazermos melhor. Não recebermos a reclamação como reclamação, mas como uma crítica ao nosso trabalho, que enriquece aqueilo que nós fazemos. Podemos também receber a crítica como um desafio, a manter o entusiasmo com aquilo que nós fazemos. Não importa o lugar em que estejamos, como os que podem talvez reclamar ou com aqueles que são alvo da reclamação. Há algo que nós podemos e devemos sempre ter em mente, é a da celebração, é a da gratidão. Quando nós agradecemos a Deus aquilo que nós fizemos e podemos agradecer porque fizemos o melhor ou quando estamos recebendo os efeitos de algo que alguém fez por nós, devemos então agradecer a Deus aquilo que nós recebemos, aplaudindo quem fez, celebrando a Deus, que permitiu que tudo isso acontecesse para que nós tivéssemos dias cada vez melhores. Celebre ao reclamar, faça de tal modo que aquilo que foi feito possa ser melhor, se for possível. Se não for possível fazer melhor, se você não for capaz de fazer melhor, não reclame, afirme. Mesmo quando reclamar, contribua para que seja melhor.

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