Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de julho de 2015

COMO BARRO NA MÃO DO OLEIRO

“Então veio a mim a palavra do Senhor: Por acaso não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?, declara o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18.5,6). Quando eu era menino, meu pai tinha um grande amigo que era artesão ceramista e dono de uma olaria. Uma das minhas diversões favoritas era frequentar essa olaria, para ver os oleiros trabalhando. Ficava um bom tempo admirando a habilidade e a técnica daqueles artesãos, que podiam fazer coisas incríveis com o barro nas suas rodas de oleiro, desde vasos de plantas e ornamentais a vasilhas úteis no dia a dia de uma casa. Faziam também objetos de decoração, e até mesmo imagens religiosas. O barro era a mistura de argila com terra comum, amalgamadas num moinho movido por bois, e mantido sempre fresco e úmido para ser facilmente moldado com as mãos, que eram as ferramentas de trabalho dos oleiros. Em mais uma de suas mensagens dramatizadas, Jeremias recebe a ordem de ir a uma olaria para assistir o trabalho do oleiro. A obra que este fazia no momento, entretanto, não saiu a seu gosto apurado de artesão, e por isso a desmanchou, fazendo-a de novo, mais perfeita. Aqui abro um parêntese para dizer que muitas vezes, ao observar o trabalho do oleiro, eu me admirava de o ver refazendo uma peça que na minha visão estava perfeita. Quando o questionava, ele me mostrava o defeito que eu não percebera. O oleiro tem total poder sobre o barro, mas sempre faz dele a melhor e mais perfeita peça. Assim também o Senhor tem poder sobre nossas vidas, mas ele não é um tirano absoluto e maligno. Pelo contrário, ele quer fazer de nós vasos de bênçãos, como diz o hino que gostamos de cantar (304 do Cantor Cristão). Entretanto, é preciso que sejamos maleáveis em suas mãos, assim como o barro úmido e fresco nas mãos do oleiro, para que ele possa moldar-nos de acordo com a sua vontade boa, agradável e perfeita. Muitas vezes isso poderá significar refazer-nos completamente, mas ele é o perfeito artesão que nos tornará vasos perfeitos, para o serviço da sua causa e do próximo. No capítulo seguinte (o 19) do livro de Jeremias, temos outra profecia dramatizada incluindo um vaso de barro, mas agora o vaso já foi queimado e o barro endureceu. Deus manda Jeremias quebrá-lo para mostrar ao povo que, assim como não é possível consertar um vaso quebrado que passou pelo fogo, também não será mais possivel restaurar um povo que passou pelo fogo do julgamento do Senhor. Não endureça seu coração, deixe-se moldar pelo Senhor enquanto você é barro maleável, pois haverá tempo em que não será possível juntar os cacos de um barro duro em que a sua vida pode se tornar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...