Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

AMOR

No capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios, a partir do verso 9, vemos que o amor é um aprendizado. 


Eu era menino e agora sou homem. Via de forma obscura e agora vejo claramente. Em

outras palavras, Paulo nos ensina que amar é um processo, uma caminhada. 


Para amarmos, devemos pedir que Ele nos ajude. O salmista no Salmo 119:2 afirma que andará nos caminhos do Senhor quando Ele dilatar o seu coração. Precisamos de corações dilatados, abertos, prontos para amar. 


Peçamos ao Pai amor, pensando nos cenários diários de nossas vidas: dilata nossos corações, Senhor! 


Para amar precisamos também desapegar daquilo que é incompatível com o amor. John Edwards, em seu livro Afeto Religioso, nos fala sobre a incompatibilidade do amor com as palavras de agressão. Devemos nos desapegar daquilo que pretere o amor em nossas vidas. Jamais amaremos enquanto nossa agenda diária estiver repleta de competitividade, ciúmes, falso zelo, comparações desnecessárias, soberba e agressões. 


Lutero, citado por Mahaney em seu livro Glory do Glory, nos disse que “esta vida, portanto, não é justiça, mas crescimento em justiça. Não é saúde, mas cura. Não é ser, mas se tornar. Não é descansar, mas exercitar. Ainda não somos o que seremos, mas estamos crescendo nesta direção. O processo ainda não está terminado, mas vai prosseguindo. Não é o final, mas é a estrada. Todas as coisas ainda não brilham em glória, mas todas as coisas vão sendo purificadas” .


Após pregar sobre os essenciais da nossa fé na Igreja Konkomba de Gana em 1999, lembro-me que um dos crentes me procurou após o culto, perguntando: por onde devo começar ? Fui para casa pensando nesta pergunta. No outro dia o procurei e rapidamente o encontrei embaixo de uma árvore rodeado por amigos em alegre conversa. Sentei-me ao seu lado e sussurrei no seu ouvido: comece procurando aquele que você não ama e com o qual deve se reconciliar. Após um minuto pensativo, ele levantou e saiu caminhando com passos curtos e lentos. Foi procurar alguém. Santa caminhada. Nada fácil, mas alegra o coração daquele que éNo Amor, e também nos ensina a amar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...