Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2023

VENTRE

 No ventre do peixe Jonas orou a Deus. Esta é uma cena que não se vê todos os dias. 


Lembre-se que Jonas fugia dos propósitos de Deus, que o havia enviado a Nínive. Embarcou em direção a Társis, quando Deus fez chegar a terrível tempestade, fazendo com que ele fosse lançado ao mar pelos marinheiros. Engolido por um peixe, ele ora a Deus. 


O teor desta oração é por demais interessante. Ele inicia reconhecendo que ao orar, Deus o ouve, pois "na minha angústia, clamei ao Senhor, e Ele me respondeu" (2:2). Logo depois reconhece que foi Deus quem o colocara ali, "pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou" (2:3). Então ele passa a declarar: "eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração" (2:7).


O verso 9 é emblemático, pois Jonas diz que "com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei". A que ele se refere? 


A primeira parte demonstra quebrantamento, pois ele diz que será grato a Deus pelo que está passando. Lembre-se que nesta altura ele ainda não sabia do seu destino, se ali morreria ou se o Senhor o livraria. Assim, ele simplesmente diz que, se lhe fosse dada oportunidade de vida, seria grato ao Senhor e ao Senhor ofereceria sacrifício. 


Logo depois ele afirma: "... o que votei, pagarei". Não há descrição no texto sobre a que voto Jonas se refere. É possível que seja ao voto de profeta, que era feito publicamente quando um profeta era conhecido como tal perante o povo de Deus. E consistia em duas partes. A primeira: falarei o que me ordenares. E a segunda, irei para onde me enviares. Jonas não tinha problemas com a primeira parte, pois falou da grandeza de Deus mesmo perante a tempestade. Mas estava ali, na segunda parte do seu voto, o pecado do seu coração. 


Deus deseja a nossa integralidade. Ele não quer apenas governar uma parte do nosso ser, mas todo ele. O Senhor não espera de nós parte da obediência, mas toda ela. 


Que Ele nos ajude a nos entregarmos por completo. Nossas vidas, pensamentos, desejos, relacionamentos, propósitos e esperanças - são todos teus, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...