Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

NOSSAS

 Gênesis 22:12


Estamos em Gênesis 22, observando três posicionamentos importantíssimos para nossas vidas. Vimos que, no pedido de Deus para Abrãao sacrificar o seu próprio filho, Isaque, houve o posicionamento de uma criança, do próprio Isaque. Foi uma pergunta: “onde está o cordeiro?” (v.7). 


O segundo posicionamento foi do Senhor nosso Deus, chamado ali de “Anjo do Senhor”, uma manifestação de Deus no Antigo Testamento que aponta para o próprio Jesus Cristo. Após o Senhor ver a obediência de Abraão, Ele diz: “pois agora sei que temes a Deus” (v.12). 


Essa afirmação é intrigante! Abraão havia, anos atrás, partido de sua terra confiado apenas na promessa do Senhor. Ele enfrentou grandes desafios e expôs a sua família a perigos na caminhada de obediência. Ele havia recebido anjos, adorado e confiado em Deus em todos os momentos observados até aqui. E só agora o Senhor faz essa afirmação: “pois agora sei que temes a Deus”. 


Creio que refere-se ao significado da fé de Abraão. O presente acontecimento ia além dos atos de obediência e da caminhada de esperança no dia a dia. O assunto agora era outro, muito mais pesado. Tratava-se de entregar a Deus o impensável, o seu tesouro mais estimado, o próprio filho. Total entrega, total confiança e total dependência. E, ao fim, ele ouve “agora sei que temes a Deus”. 


A impressão que dá é que Deus trabalha em nossas vidas por ciclos e eventos, e em cada momento Ele tem um plano de edificação. Há eventos que nos levam ao quebrantamento. Outros nos exortam à santidade. Ainda outros nos edificam na paciência. E há também aqueles que nos levam à celebração.


Há um nível de temor a Deus que é resultado da Sua graça quando nos atrai a irmos além da prática religiosa visível e adentrarmos as áreas secretas da alma. Parece que este é o destino que Deus deseja para cada um de seus filhos: crer de forma plena! 


Entendo que Deus abençoou Abrãao com uma fé inabalável para que ele pudesse ser um exemplo para a sua própria família, para aqueles que encontrou em sua peregrinação e entre todos os povos da terra. De forma semelhante, Deus lhe dá fé para que você seja um exemplo em sua casa, em sua igreja, naqueles que estão ao redor e entre as nações. O desejo de Deus é ajuda-lo a crer, para que outros sejam abençoados por meio de sua fé. Lembre-se que foi assim que Deus fez com Abrãao, logo no seu chamado. Prometeu abençoa-lo com toda sorte de situações e, ao fim, ordenou: “sê tu uma bênção!” (12:2). 


Que em nossas vidas, seja família, trabalho, estudo, igreja ou missão, nos seja dito: “agora sei que temes a Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...