Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

HUMANA

 A vida humana é marcada pela inconstância do coração. Há dias em que somos tomados pela esperança e outros marcados pela melancolia da alma. Há dias de encorajamento e dias de inquietante desmotivação. 


Perante esta inconstância da vida somos confrontados com um Deus totalmente constante, estável, firme e inabalável. A Bíblia nos apresenta Deus como o sol do meio dia, as inabaláveis montanhas de Sião, o forte cedro do Líbano e as altas muralhas de Jerusalém.


Davi é um exemplo de inconstância humana,  como talvez nenhum outro personagem na Bíblia. Foi guerreiro implacável e na força de Deus derrotou o gigante Filisteu. Por outro lado, adulterou com Bate-Seba e traiu Urias, um de seus leais soldados. Reconstruiu Jerusalém, que passou a ser chamada cidade de Davi, mas também magoou seus filhos e foi um desastre como pai. 


Talvez um dos momentos de maior melancolia e desespero tenha acontecido quando, voltando de uma batalha, exausto, encontra Ziclague, sua cidade, saqueada e destruída,  todas as mulheres e crianças haviam sido levadas cativas. 


Seus homens, amargurados, falavam em apedrejá-lo e, ali, Davi se encontra caído, sem consolo e esperança. Mas algo inesperado acontece: “E Davi se reanimou no Senhor seu Deus” (1 Sm 30:6).


Esta frase revela-nos uma das mais poderosas obras de Deus na vida diária de seus filhos: levantar-nos quando tudo parece perdido e quando o desânimo já conquistou nossos corações. O que mais me intriga é que, este reânimo veio absolutamente do Senhor, pois não havia sinais de esperança.


Se olharmos para Davi naquele dia, ele estava acabado. Sem família, sem cidade, sem liderança e sem futuro, contudo a reação de Davi forjada por Deus, indicou uma atitude necessária para cada um de nós: esperança. 


Davi se reanimou em Deus; levantou-se e perseguiu os Amalequitas com alguns de seus homens; tomou de volta as mulheres e crianças, e todo o despojo. 


Que Deus o reanime, fortaleça sua fé, suas emoções e sua vida.  Levante-se na força de Deus, para fazer a vontade dEle. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...