Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

SENHOR

 “o Senhor, teu Deus, passará adiante de ti” Deuteronômio 3:13


Um novo ano se aproxima. Ao se preparar para seguir adiante, olhe para trás! Veja o quanto Deus foi fiel, guardou a sua vida, alimentou a sua alma e proveu além das suas necessidades. Lembre-se de que Ele jamais falhou, nunca se ausentou ou deixou de amar. E creia que o amanhã não será diferente.

 

A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele não iria – além do Jordão. Moisés conclama o povo a um exercício de memória e fé – “lembra-te dos dias da antiguidade” (Dt 32:7) – fazendo com que a memória seja inundada com os fatos que expressam o poder, a fidelidade e o amor de Deus. É da natureza de Deus ser fiel!


A terra além do Jordão representava a incerteza e insegurança. Os relatos que chegavam ao povo eram de uma terra frutífera, porém habitada por guerreiros, exércitos e protegida por cidades fortificadas. Para muitos, talvez esta situação se assemelhe à expectativa do novo ano que se aproxima.


Perante esse temor, Moisés lhes ensina que “o Senhor, teu Deus, passará adiante de ti” (Dt 31:3) e “... o Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará” (Dt 31:8). 


A mensagem é clara: Deus está onde ainda não chegamos. É possível descansar perante o novo que nos desafia, pois Deus já está além do Jordão.


Nesse sermão Moisés não fala apenas de vitória e fidelidade, ele também denuncia o pecado apontando para a rebelião aos mandamentos de Deus (Dt 31:27), os que praticam abominações (Dt 32:16), os que se esquecem da Rocha, que é o Senhor (Dt 32:18) e os que perderam a lealdade a Deus e se tornaram leais ao mundo (Dt 32:20). Exorta o povo a se quebrantar, abandonar o pecado e buscar a santidade. Não deveriam cruzar o Jordão com tais práticas e manchas.

 

É momento de reflexão, quebrantamento, esperança e fé. Ao iniciar um novo ano, faça isso na presença de Deus, consagre a Ele a sua vida e encha o seu coração de paz, pois Ele já nos espera.


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...