Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

PEDIDO

 Gênesis 22:7


Em Gênesis 22 encontramos uma das mais interessantes histórias bíblicas. Ela fala do pedido de Deus para que um pai sacrifique o seu próprio filho. Trata-se de Abrãao e Isaque. E devemos nos lembrar que Isaque, o qual Deus pediu para ser sacrificado, era o cumprimento da promessa do Senhor nas vidas de Abrãao e Sara. 


Nessa história vemos três posicionamentos que chamam a nossa atenção e muito nos ensinam em nossa caminhada cristã. O primeiro posicionamento foi de uma criança, Isaque. O altar estava preparado, havia lenha e fogo. Estavam ali o pai e o filho. Assim, Isaque faz a Abrãao a pergunta: “onde está o cordeiro?” (v.7). Ele se referia ao cordeiro para o sacrifício. 


A pergunta de Isaque resume o grito da humanidade e da própria criação que clamam por redenção: “onde está o Cordeiro”? 


Aponta para a insuficiência do homem em promover sua própria salvação. Aponta para o Pai entregando o Filho em sacrifício sofrido, doloroso e necessário. Demarca a inequívoca e marcante necessidade de todo aquele que se encontra perdido: ser redimido! 


A pergunta de Isaque foi respondida em Jesus Cristo, Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. No Antigo Testamento o sacrifício era uma prática de morte para conservar-se a vida. Era o reconhecimento de que, perante a pureza da Justiça de Deus, um preço precisaria ser pago pela iniquidade e pelo mal de cada e todo ser humano. 


Pelo pecado do povo de Israel um cordeiro sem defeito aparente era escolhido e morto, sendo seu sangue derramado de forma substitutiva. Quem merecia a morte sobreviveria, porque um inocente morreria em seu lugar. 


Jesus Cristo é apresentado na Palavra como Cordeiro de Deus que, totalmente puro e totalmente digno, vem saciar a justiça de Deus que prescreve a morte pela desobediência e rebelião. A cruz, assim, é o centro do ministério de Cristo e é ali que o sacrifício acontece. 


Este sacrifício em Cristo tem algumas características. 


Primeiramente é Único, pois Jesus é o único, puro e santo, sobre o qual todos os pecados podem ser lançados e perdoados. É também Absoluto, portanto não precisa de complemento, de nada mais, para que possa ter o seu efeito. Nem mesmo as boas obras. Não praticamos boas obras para sermos salvos. Praticamos boas obras porque somos salvos. É também Eterno, pois não tem validade de espaço ou tempo. O que Ele fez na história repercutirá por toda a eternidade. 


Hebreus 7:26 e 27 diz assim: “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu”.


Os efeitos desse sacrifício, do Cordeiro, que é Cristo, são fantásticos! Em Cristo você pode confessar o Seu Nome e ser salvo - para sempre. Em Cristo você pode abrir a boca e falar diretamente com Deus, e Deus o ouve. Em Cristo você pode adorar diretamente ao Senhor, e Ele é glorificado. Em Cristo você pode ter os seus pecados diretamente perdoados, sendo assim santificado. Em Cristo você pode falar de Jesus ao mundo e participar desta grande missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...