Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2023

FAZER

 Sim, infelizmente é possível fazer a vontade de Deus, mesmo com o coração endurecido. Assim, um dos nossos maiores desafios não é apenas fazer o que é certo, mas fazer o que é certo com a motivação certa. 


Jonas finalmente chegou a Nínive, o local de Deus para o seu trabalho profético naquele momento. Deus o enviou para pregar uma mensagem chamando o povo ao arrependimento. Ele assim fez, mas com o coração ainda endurecido. 


A mensagem pregada por Jonas foi uma das menores em toda a Bíblia: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida" (2:4). Ele não falou de Deus, arrependimento ou perdão. Apenas alardeou que a cidade seria destruída em quarenta dias. 


O resultado daquela pregação foi surpreendente: "Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor" (2:5). Houve um profundo arrependimento entre todo o povo. Também o rei caiu quebrantado e promulgou jejum em toda a cidade, dizendo: "Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?" (2:9). Assim aconteceu, e Deus viu a conversão em seus corações e os perdoou.


Veremos adiante que Jonas ficou irado pela conversão da cidade e pelo perdão de Deus aos ninivitas. A rigor, Jonas obedeceu a Deus, mas fez o certo com a motivação errada. Não havia compaixão em seu coração. 


Ao contrário de Jonas, lembramos de Jesus, que percorria todas as cidades e povoados pregando o Reino de Deus, pois "vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor" (Mt 9:36). 


Deus não deseja que apenas façamos o que é certo, mas que o façamos com a motivação certa. Que preguemos a Palavra aos perdidos, movidos pela compaixão, não apenas obrigação. Que ajudemos os aflitos e necessitados, motivados pelo amor sincero, sem o qual nada se aproveita. Que façamos o que nos foi colocado em mãos, para a glória de Deus, não a nossa. 


Que Ele nos ajude a sermos e vivermos segundo a graça e misericórdia do Senhor, fazendo o certo com a motivação certa, alegrando o coração do Pai. Seja Cristo exaltado! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...