Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2023

SENHOR

 Deus é o Senhor de nossas vidas e sabe como tocar nas áreas secretas da nossa alma. Às vezes uma palavra ouvida, um verso bíblico lido pela manhã, ou ainda uma música que nos remete à reflexão. Frequentemente Deus usa pequenas coisas para nos dar grandes lições. 


Assim foi com Jonas. Ele estava irado e havia saído de Nínive, ainda na expectativa do Senhor destruir a cidade. Deus entrou em diálogo com ele, mas a resposta de Jonas foi: prefiro morrer, se o Senhor poupar os ninivitas. 


Deus, então, fez nascer uma planta para dar sombra sobre a cabeça de Jonas. É a única vez que vemos o profeta alegre por alguma coisa, pois lemos que Jonas "se alegrou em extremo por causa da planta" (v.6). 


Mas, no dia seguinte, Deus "enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou" (v.7). E quando o sol nasceu, bateu sobre a cabeça de Jonas "de maneira que desfalecia" (v.8). Então o profeta mais uma vez afirmou: "melhor me é morrer do que viver" (v.8). Deus o confrontou: "É razoável a tua ira por causa da planta? Ele respondeu: é razoável a minha ira até a morte" (v.9). 


Jonas, portanto, chega ao ponto máximo de quebra, preferindo a morte não apenas pelo Senhor ter poupado os seus inimigos, mas também pela morte de uma planta. Deus, então, apresenta a lição, dizendo que ele tem compaixão de uma planta, mas não deseja que o Senhor tenha compaixão de uma cidade inteira!


Não sabemos como o diálogo terminou, pois o livro não apresenta o desfecho. Talvez o Senhor assim o tenha inspirado para que possamos ficar nesta cena, quando o Eterno nos confronta com as feridas da nossa alma, mostra-nos a nossa incoerência e nos convida ao quebrantamento. 


O grande peixe realinhou o ministério de Jonas. Ele, assim, resolveu pregar aos ninivitas. Mas foi o pequeno verme que tocou na ferida do seu coração. Algumas das maiores e mais importantes lições em nossas vidas não vêm através de grandes peixes, mas de pequenos vermes. Quais são os pequenos vermes usados por Deus em sua vida?


Abramos nossos olhos para ver o que o Senhor está falando! Que Ele nos ajude a reconhecer que precisamos de cura e perdão; nos fortaleça com a Sua alegria e nos use para a glória do Cordeiro Jesus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...