Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

MUNDO

 Salmo 1:1


Neste mundo quebrado, repleto de armadilhas e pressões, é importante saber o que não fazer. 


Quais são os caminhos que não devo trilhar? Quais são os relacionamentos que podem me enfraquecer? Quais são os perigos sobre os quais devo cuidar?


O Salmo 1 inicia com esse ensino: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (v.1).


A expressão hebraica usada para “bem-aventurado” (esher) indica alguém feliz, fortalecido e com contentamento de coração. Ensina, portanto, que felizes são os que não fazer certas coisas. 


Primeiramente, observe que os verbos do que não fazer apontam para uma progressão de um só movimento: “não anda”, “não para” e “não se assenta”. A figura é de um crescente envolvimento com o caminho mal: andar nele, parar nele e assentar-se com os que nele estão. 


Em segundo lugar, é importante observar quais são os perigos aqui destacados. A palavra os chama de “conselho dos ímpios”, “caminho dos pecadores” e “roda dos escarnecedores”. Uma vez mais encontramos uma progresso de envolvimento, do conselho passando pelo caminho e desembocando na rodinha de convívio. 


Algumas lições se destacam. Primeiro, tenha clareza sobre o caminho de vida e o caminho de morte. Saiba distinguir entre aquilo que edifica e aquilo que enfraquece. Compreenda onde estão e quais são os perigos em seu dia a dia que podem levá-lo a se distanciar do que é bom, justo e santo. 


Segundo, cuidado com as pequenas atitudes. Quem acaba se assentado na terrível roda dos que escarnecem da fé, geralmente começam por uma sútil caminhada pelos propósitos dos que rejeitam Cristo. 


Terceiro, cuidado com a sua fé. A área mais atacada de sua vida não será a sua saúde ou mesmo a sua família, mas a sua fé. Perdendo a fé, perdemos tudo. Guardando a fé, guardamos o tesouro mais precioso. 


Sim, podemos e devemos transitar por trás das linhas inimigas, por assim dizer, com o propósito de ser sal que salga e luz que brilha, testemunhando de Cristo ao mundo. Mas lembre-se que é preciso guardar o coração e não se envolver com aquilo que Cristo não se envolveria. 


De forma prática, saiba quando se retirar de um ambiente tóxico, mudar de canal quando o filme não glorifica a Deus, posicionar-se quando o colega questiona sua fé, e dizer não aos convites, propostas, ideias que não alegrariam a Deus. 


Saiba também que esses caminhos dos ímpios normalmente são muito bonitos, atrativos, descolados e animados. Você, porém, é chamado por Deus para guardar o seu coração a cada dia e em cada momento, para que Deus receba a glória, nós recebamos a paz e o mundo compreenda o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...