Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2023

TENTATIVA

É frustrante a tentativa de encontrar identidade e significado olhando apenas para nós mesmos. Primeiramente, porque não somos a fonte. Ou seja, fomos criados e, assim, a fonte é o Criador. Em segundo lugar, porque somos indivíduos limitados e não conseguimos enxergar muito além de nós e da nossa realidade. E em terceiro lugar, porque não somos capazes de encontrar a verdade sem um mapa, uma direção. 


Falei anteriormente que você não é quem os amigos e inimigos pensam que você é. Isto é um fato. Eles não o conhecem além do que você se dá a conhecer. Eles também não conseguem distinguir bem as impressões a seu respeito da realidade. 


Estive com um amigo em certo encontro e ele parecia estar muito bem. Falante, alegre e interativo. Em uma conversa mais pessoal durante um intervalo, ele me falou como sua vida estava destruída e sua alma quebrada. Desejava a morte! Fiquei chocado, pois ele vivia uma realidade angustiante que ninguém ao redor poderia imaginar. 


Em nosso verso (1 Pedro 2:9), o apóstolo inicia dizendo: “vós, porém, sois raça eleita…”. 


O “porém” é importante. Ele faz um contraste com aqueles que não creem, amam e seguem a Cristo, a “Pedra angular” (1:6). Essa carta, portanto, é para “os que creem” (1:7). Esses, a família da fé, têm uma identidade definida e guardada em Cristo Jesus. A primeira parte dessa identidade é que somos uma raça eleita. 


A palavra grega escolhida para “raça” (genos) é usada para ‘espécie’ e também para ‘parentes’ ou ‘familia’. Significa que, juntos, participamos de um grupo que está intrinsecamente conectado um ao outro. Algo semelhante a um laço de sangue.  


Pedro nos diz que somos uma “raça eleita”, um grupo de pessoas que, por escolha de Deus, se tornou família. Essa raça “eleita” (eklektos) foi criada, escolhida e chamada por Deus. Portanto, Deus é a fonte de nossa identidade, significado e propósito de vida. 


Você, que crê e ama o Senhor Jesus, foi escolhido por Deus para fazer parte de uma grande família, formada por pessoas de todas as tribos, povos, línguas e nações, de muitas gerações e diferentes cantos da terra.


Portanto, a sua identidade (quem você é) não é definida por você, mas por Deus. Não está guardada em você, mas em Deus. E não encontra significado em você sem Deus. 


Sim, você foi amado e escolhido pelo Criador para fazer parte de uma família que é eterna e santa, que tem como missão perpétua dar glória a Deus e alegrar-se com a Sua presença. 


Você foi escolhido pelo glorioso Deus para, em família, ser dEle e estar com Ele, hoje e para todo sempre. Não há presente melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...