Total de visualizações de página

domingo, 28 de maio de 2023

CARNAVAL

 História e Origem do Carnaval 


De fato, o Carnaval tem uma relação direta com o jejum que acontece na Quaresma, período que antecede a Páscoa Cristã, mas muito se diz que essa é uma festa que remonta a Antiguidade. 


Ao analisar alguns fatos que ocorreram no passado, muitos historiadores afirmam que essa celebração pode ter tido influência de festas que ocorriam na Antiguidade. Sendo assim, a origem do carnaval é bem mais antiga do que muitos imaginam. 


Na Babilônia, por exemplo, havia duas festas que assemelhavam-se a algumas tradições carnavalescas. As “Sacéias” eram uma festividade em que um prisioneiro ocupava de forma figurativa o lugar do rei. Nesse tempo, ele se vestia como o rei, se alimentava nos aposentos reais e, até mesmo, dormia com suas esposas. Ao final da Sacéia, ele era chicoteado e morto. 


Outro exemplo de rito que pode ter dado origem ao carnaval acontecia durante a comemoração do ano novo, na Civilização Mesopotâmica. Próximo ao equinócio da primavera, o rei ia até o templo para ser surrado em frente à estátua de Marduk, considerado um dos primeiros deuses dos povos mesopotâmicos. O ritual tinha por objetivo mostrar que o rei deveria ser submisso à divindade, por isso ele perdia seus emblemas e era humilhado à frente de todos. Mas, logo depois ele assumia o trono novamente. 


Analisando assim, fica difícil encontrar similaridades entre essas cerimônias e o Carnaval. Mas um ponto em que elas têm em comum é o da inversão de papéis sociais. Um prisioneiro que se transforma em rei e um rei que é humilhado e se submete ao seu deus. Essa mesma troca acontece no Carnaval quando homens se vestem de mulheres e vice-versa ou quando incorporam outras personalidades e absorvem as fantasias. 


Há quem defenda que a origem do carnaval também pode estar associada aos bacanais ou como também são chamadas, as festas dionisíacas. As orgias que eram dedicadas ao deus do vinho Baco (para romanos) ou Dionísio (para gregos) também está associada a entrega aos prazeres da carne e embriaguez, como ocorre no carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...