Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de maio de 2023

SALMO 139

 ELE TE CONHECE




Os últimos anos foram avassaladores na quantidade de materiais publicados e ensinados sobre o autoconhecimento. 


O ser humano anseia por conhecer a si mesmo: como está a sua saúde, suas emoções, qual é a sua personalidade e os marcadores de comportamento. Muitos desejam descobrir a vocação, potencial e as capacidades naturais.


O Salmo 139 parte de um pressuposto teológico importante: somos verdadeiramente conhecidos apenas pelo Criador. 


Inicia, assim, com uma afirmação: “Senhor, tu me sondas e me conhece” (v.1). Segue detalhando que o Senhor conhece quando assentamos e levantamos, todos os nossos pensamentos, a nossa rotina diária e a palavra em nossa boca, antes mesmo de ser falada (v.2-4). 


O Senhor, portanto, conhece a nossa consciência e também o nosso inconsciente. Nossas práticas e nossas inclinações. O que fazemos e aquilo que desejamos fazer. Ele nos conhece por completo.


Os versos seguintes nos revelam o que Deus faz com esse conhecimento. Ele não é um mero observador com conhecimento absoluto dos seus filhos. Ao contrário: “Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (v.5-6). Estamos nas mãos do Poderoso! Ele nos cerca! 


A palavra “cercar” (tsûr) é semelhante a ‘grudar’, ‘agarrar’, ‘permanecer ao redor’. Que linda figura! Deus não nos deixa sozinhos. Ele está ao nosso redor e mantém a sua amorosa e poderosa mão constantemente sobre nós. 


Duas coisas você deve lembrar nesse dia. Primeiro, Deus está contigo! Agarra-se e cuida de você, muito além do que você consegue perceber e discernir. Quantos livramentos, carinhosos abraços e preciosas provisões! 


Segundo, não confie em seu autoconhecimento. Você tem algumas boas impressões sobre quem você é e como você está, mas apenas o Altíssimo o conhece por completo. Você não é quem você pensa que é.

Você não é quem os amigos ou o inimigo dizem que você é. Você é quem Deus diz que você é, pois é Ele, e somente Ele, quem o criou, amou, chamou pelo nome e o cerca dia e noite. 


O Salmo termina com a nossa oração do dia. Eu os convido a fazê-la agora: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (v.23,24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...