Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de maio de 2023

CRISTÃOS

 Filmem 1:1


Cristãos não foram feitos para caminharem sozinhos. Precisamos estar ao lado daqueles que amam e seguem o Senhor Jesus. Não somente para a cooperação (ajudarmos e sermos ajudados), mas também para a edificação, amadurecermos na fé e na vida com Cristo. 


A carta de Paulo a Filemom foi escrita enquanto o apóstolo encontrava-se preso em Roma, em sua primeira prisão. É a única carta particular de Paulo nas Escrituras. A carta aos Colossenses, escrita na mesma época, indica que Filemom era um cristão da cidade de Colossos, provavelmente uma pessoa com posses, cuja casa abrigava a igreja naquela cidade (Cl 4:9). Há indícios de que tenha vindo a Cristo por intermédio do apóstolo, com quem mantinha uma relação de boa amizade e cooperação. Onésimo, escravo de Filemom, estava foragido. As palavras de Paulo levam a crer que ele havia roubado algo e fugido. Em Roma, Onésimo encontrou-se com o apóstolo e veio a Cristo. Assim, Paulo o orienta a voltar para o seu senhor, e escreve essa carta que deve ser apresentada por ele ao chegar. 


No primeiro verso, lemos: “Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador” (Fm 1:1)


Paulo usa a expressão grega ‘sunergos’ (colaborador) referindo-se a Filemom, indicando que trabalhavam na mesma causa lado a lado. O apóstolos também usa a mesma expressão ao se referir a Timóteo (Rm 16:21), Tito (2Co 8:23), Epafrodito (Fp 2:25) e muitos outros. Sobre Filemom, trata-se seguramente de um líder, possivelmente um dos líderes da igreja que se reunia em sua casa em Colossos. E mais que isso, era um companheiro de caminhada. 


Deus nos dá companheiros de caminhada e luta - colaboradores - como Paulo se refere a Filemom. Esses lutam pelas mesmas causas e com as mesmas armas. Com eles, aprendemos e ensinamos. Ao lado deles, crescemos na fé e na missão. Com eles, podemos abrir os corações. Eles nos criticam apenas no privado, onde há liberdade e confiança. Ao lado deles, somos apoiados e apoiamos. 


Não caminhe sozinho! A sua luta não é apenas sua. Deus nos coloca ao lado de outras pessoas para que possamos cuidar uns dos outros, dividir a carga, ajudar e sermos ajudados, sabendo que, ao fim, é tudo resultado da imensurável graça de Deus. E se você ainda não tiver, ore e busque companheiros de caminhada em sua família, igreja e roda de irmãos. Não caminhe sozinho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...