Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de maio de 2023

HUMANO



O ser humano busca naturalmente se relacionar. Fomos criados por Deus como seres sociáveis. Assim, há sempre um grupo mais chegado, mais amigo, com quem se abre o coração e se partilha as coisas da vida. O apóstolo Paulo também tinha pessoas assim, como o experiente Barnabé e o jovem Timóteo. Mas, além disto, Paulo era um agregador. Ele procurava incansavelmente trazer pessoas para o seu círculo de relacionamento e mante-las ali, edificando-as e sendo por elas edificado no Senhor Jesus. 


Suas cartas estão cheias de referências a outros, citações a pessoas de sua equipe, notícias daqueles que estavam com ele ou partiram para algum lugar. Escrevendo à Filemom sobre Onésimo, Paulo diz: “Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo” (Fm 1:17). 


Filemom e Paulo eram companheiros de vida e ministério. A igreja de Colossos aparentemente se reunia na casa de Filemom e esse cresceu na fé com o ministério do apóstolo. Faziam parte do mesmo círculo. Agora, Paulo introduz alguém mais em seu círculo de amizades: Onésimo. Era como se estivesse falando: “ele agora faz parte da nossa roda de companheiros”. 


Seja um agregador! Abra os olhos para aqueles que Deus tem colocado ao seu redor. As vezes são as pessoas mais improváveis e as personalidades mais distintas. Há um laço agregador que é superior à raça, língua, cultura, afinidade, situação social ou econômica, níveis de educação formal ou história particular: o amor de Cristo. 


O pedido de Paulo à Filemom foi em Cristo e por Cristo. Assim, traga alguém para o seu círculo de relacionamento! Não por que esse alguém pode lhe dar algo, lhe ajudar, proporcionar alguma coisa que você precisa, mas por que você quer abençoa-lo e ser, pela comunhão, também abençoado. 


Ore pelos que estão ao seu redor! Observe aqueles que estão isolados, que precisam de comunhão. Os que estão abatidos e precisam de ânimo novo. Os que estão perdidos e precisam de rumo. Agregue novas pessoas ao seu círculo de relacionamento. Abençoe-os em Cristo Jesus e seja, você mesmo, abençoado, pois o amor de Deus em Cristo é o alimento que precisamos para olhar os fatos da vida com os olhos da fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LADRÕES

 QUATRO TIPOS DE LADRÃO O primeiro é Zaqueu, o político, que roubava os impostos. Encontrou-se com Jesus, arrependeu-se, devolveu o que havi...